Treino HIIT: entenda o que é e como começar a fazer!

Você sabia que é possível treinar por um curto período de tempo e gastar uma grande quantidade de gordura? De acordo com vários estudos científicos e evidências práticas, isso é possível com um treino específico, chamado treino HIIT.

O High Intensity Interval Training (HIIT) significa treino intervalado de alta intensidade e está relacionado a uma grande perda de gordura corporal com poucas horas de exercício físico.

O treino HIIT envolve exercícios realizados em máxima intensidade intercalados com algumas pausas para descanso, sejam elas em repouso absoluto ou em ritmo lento.

Vantagens do treino HIIT

O principal motivo que tem levado muitas pessoas a buscarem por esse tipo de atividade de alta intensidade é o rápido resultado em um curto espaço de tempo. O que o treino HIIT tem de maior benefício é que ao contrário dos treinos tradicionais de exercícios constantes, com ele a pessoa potencializa o gasto calórico.

Estudos mostram que pessoas que fizeram o treino HIIT continuaram gastando mais calorias 24h após o exercício do que aquelas que mantiveram uma velocidade constante no treino. Além disso, indivíduos que aderem ao treino HIIT possuem fibras musculares mais eficientes para queima de gordura.  

Outro benefício do treino de alta intensidade é o aumento da massa muscular. Muitas pessoas acreditam que para ganhar massa magra a melhor forma é aumentar a carga, diminuir a repetição e fazer mais intervalos. No entanto, um estudo do Journal Of International Society of Sports Nutrition comprovou que homens que praticavam o HIIT e utilizavam suplementos de beta-alanina tiveram ganhos significativos de massa muscular.  

Como o treino HIIT é feito em sua máxima potência, ele é mais desafiador, por isso, torna-se mais fácil correr por 30 minutos em uma esteira, por exemplo. Com as variações de velocidade e intervalos a atenção fica direcionada ao objetivo de terminar o treino.

Outro ponto positivo que o treino HIIT proporciona é a diminuição do apetite. De acordo com estudos, esse tipo de treino diminui a produção da grelina, conhecida como o hormônio da fome, e faz com que a pessoa sinta menos fome ao final do exercício.

Além de tudo isso, o intervalado de alta intensidade também promove o condicionamento cardiorrespiratório, agilidade, equilíbrio, força e coordenação.

Onde fazer o treino HIIT

Esse treino possui uma grande vantagem que pode ser feito em vários locais e com diferentes recursos. Durante um treino de bike, corrida, pulando corda no parque, com o peso do próprio corpo e em academias de ginástica.

O que é determinante é a intensidade da energia colocada durante o exercício. Em academias como a Dynamo é possível fazer diversas variações em aparelhos como bicicleta ergométrica, esteira, transport, elíptico e cordas elásticas. Além disso, os professores podem indicar o tempo para cada intervalo e a quantidade de repetições.

Treino HIIT na Academia Dynamo

Na academia Dynamo você tem o suporte de profissionais especializados e prontos para te ajudar. Que tal experimentar gratuitamente a academia durante uma semana antes de decidir? Marque já sua aula experimental aqui!