Bike Indoor: conheça os benefícios do Spinning ou Ciclismo Estacionário

Música agitada, luzes piscantes e muita energia. Esse é um resumo rápido sobre uma aula de bike indoor que tem lotado as salas das academias. Uma das modalidades dessa prática é conhecida como spinning ou ciclismo estacionário e promete queimar até 800 calorias em 50 minutos de aula.

Criado por Johnny Goldberg nos anos 80, o spinning, ou ciclismo estacionário, consiste em simular um treino de ciclismo exterior. O professor, que costuma fazer as aulas junto com os alunos, seleciona as músicas de diferentes ritmos para determinar a cadência da rotação. Durante a aula ele passa por vários níveis de terrenos: subidas fortes e íngremes, planos e descidas. Além disso, pode variar também com sprints e subidas em pé, por exemplo.

Tudo isso faz com que a aula de bike indoor de spinning ou ciclismo estacionário seja extremamente dinâmica e animada. Embora ela aconteça em uma sala com várias pessoas juntas, é praticada de forma bem individualizada. É importante que a bike seja ajustada conforme o tamanho da pessoa que vai utilizá-la, isso evita dores e faz com que o exercício seja feito em sua máxima potência.

Bike indoor para qualquer idade

Velocidade, cadência e força são as palavras-chave dessa modalidade. Uma das vantagens do spinning ou ciclismo estacionário é que cada aluno faz a aula na sua máxima frequência. Independente se uma pessoa for mais lento que a outra, ambas conseguirão desenvolver o mesmo exercício, no mesmo ritmo. Quanto maior for a intensidade do exercício maior será o gasto calórico.

Os treinos na academia Dynamo possuem duração de 50 minutos e são indicados de duas a três vezes por semana. Para esse tipo de aula, é fundamental que o aluno conheça seus limites e respeite seu corpo, já que é ele quem decide quanto de carga vai colocar e qual a velocidade da rotação do pedal. Isso permite que pessoas de todas as idades participem da aula.  

Benefícios do spinning ou ciclismo estacionário

O grande benefício e o motivo pelo qual muitas pessoas buscam esta aula é a perda de peso. No entanto, o treino de bike indoor de spinning ou ciclismo estacionário traz uma série de outras vantagens à saúde. Ele melhora a resistência aeróbica, diminui a pressão arterial, melhora a função cardíaca, reduz a gordura corporal e o colesterol e ajuda a tonificar glúteos, pernas e abdômen. Dependendo do objetivo do aluno, indica-se complementar o treino com musculação ou com outras atividades aeróbicas.

Dicas

No início, a prática de bike indoor de spinning ou ciclismo estacionário pode ser um pouco desconfortável. Até acostumar com a bike, uma boa dica é providenciar um banco de gel e levar sempre nas aulas, ele deixa a região pélvica um pouco menos dolorida. Outra dica é amarrar bem os cadarços dos tênis para não correr o risco de soltar e prender na roda. A regulagem da bike é outro ponto bastante importante, bem como manter a postura ereta durante a aula, ambos são fundamentais para que as dores nas colunas não apareçam.

Bike Indoor na Melhor Academia de Juiz de Fora

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