O que é Zumba? Conheça esse fenômeno mundial

O que é Zumba? Ela é a simplesmente a resposta para um dos seus maiores desejos: emagrecer se divertindo. A Zumba Fitness é um programa de exercícios que combina música com movimentos de dança. As coreografias são fáceis para que todos consigam acompanhar o ritmo, mesmo aquelas pessoas que nunca foram a rainha do gingado. E o melhor: você malha o corpo todo sem perceber a hora passar.

Um estudo liderado por Porcari and Mary Luettgen, pesquisadores da Universidade de Wisconsin (EUA), mostrou que se gasta em média 570 calorias por aula com duração de 1 hora!

Fenômeno em 180 países, as aulas de Zumba utilizam principalmente a música latina. É a escolha perfeita para você que tem preguiça da rotina de movimentos repetitivos da musculação. Uma das instrutoras de Zumba da Dynamo, Tatiane Oliveira, resume bem o clima da aula: “O objetivo não é que a pessoa se preocupe em acompanhar o passo. O objetivo é que a pessoa se divirta e faça a atividade com prazer, sem obrigação. O exercício tem que te trazer um bem estar. Não é para ficar no fundo porque não sabe dançar. É para ficar à vontade e se jogar!”

Origem da Zumba

A Zumba foi criada, por engano, pelo dançarino e coreógrafo colombiano Alberto ‘Beto’ Perez, nos meados da década de 90. O coreógrafo, certo dia, esqueceu sua fita com as músicas que costumava tocar nas aulas que dava para seus alunos. Sem sua principal fita, ele acabou improvisando com outra que estava em seu carro, que continha músicas latinas. Usando sua experiência como dançarino, ele criou movimentos para adaptar ao ritmo das batidas de Merengue e Rumba. A aula caiu nas graças de seus alunos e acabou se tornando a mais popular da academia. Nessa reportagem do jornal “Extra”, o criador dá uma entrevista bem bacana sobre a Zumba.

Em 2001, a Zumba Fitness foi registrada como empresa e virou um grande negócio. Mas a dança foi além, virando um estilo de vida entre seus praticantes. A filosofia ostenta sorrisos estampados na cara, roupas coloridíssimas, tênis e acessórios pelo corpo. “Peace, love and Zumba” (“Paz, amor e Zumba”), “Zumba… have fun!” (“Zumba… Divirta-se!”) e “Zumba saved my soul” (“Zumba salvou minha alma”) estão entre as tatuagens feitas pelos apaixonados pela prática.

A dança tem diversos adeptos famosos, como a colombiana Shakira, as cantoras norte-americanas Jennifer Lopez e Victoria Justice, o rapper norte-americano Pitbull e a atriz britânica Emma Watson. No Brasil, a Claudia Leitte possui o título de embaixadora mundial da marca. Ela gravou até um clipe dançando com o Beto. Poderosa essa mulher!

Alunos da Dynamo praticando Zumba.
Alunos da Dynamo praticando Zumba.

Quem pode praticar Zumba?

Como a Zumba Fitness oferece diversos tipos de aulas, os criadores do programa afirmam que é seguro para pessoas de todas as idades, desde o 0 aos 100 anos. As aulas têm duração média de uma hora, começando com um aquecimento e encerrando com alongamentos.

 A dança trabalha diversas áreas do corpo. Muitos dos passos enfatizam os quadris e a barriga para ajudar a fortalecer o core. As pernas também são beneficiadas assim como os glúteos. Há trabalho da flexibilidade, pois os movimentos de dança são elaborados para aumentar a flexibilidade. E os intervalos e intensidade inferior e alta fazem da zumba um excelente treino cardio.

Agora que já sabe o que é Zumba, confira os benefícios

A instrutora de Zumba Tatiane Oliveira listou alguns dos vários benefícios da dança. Saca só:

– Por ser uma prática bem alegre e divertida, beneficia a autoestima dos seus praticantes e ainda interação com os outros participantes, tornando uma aula bem social

-Beneficia a coordenação motora, deixando os reflexos mais rápidos e melhora o equilíbrio. Isso porque aos movimentos da zumba que mistura movimentos rápidos e lentos, variando a velocidade

– Melhora também o sistema cardiovascular, devido aos movimentos de respiração que ocorre durante os exercícios

A zumba trabalha muito os músculos inferiores (músculo da coxa, glúteo e músculo posterior da coxa e panturrilha). O que faz com que haja o fortalecimento dos mesmos, deixando sua perna e bumbum durinhos. Os músculos do CORE (abdômen, cintura e quadril) também são muito usados

– O esporte é ótimo para a memória, pois os passos ensinados pelo professor devem ser lembrados para as próximas vezes.

– A modalidade faz com que você se sinta em uma festa. A coreografia é fácil de aprender, uma vantagem para que o aluno não se sinta intimidado por não saber dançar

– O exercício ajuda também na função de dispensar toxinas e retenção dos líquidos do corpo

Envolvente e dinâmica, a Zumba vai tomar conta do seu corpo e da sua mente, te levando para uma festa onde a alegria e o bem estar vêm sempre em primeiro lugar. Tá com preguiça de sair de casa agora? Arraste os móveis e dance com seguindo esse vídeo. Aposto que rapidinho você irá se animar e vir curtir uma aula de Zumba com a gente.

A sua dúvida de o que é Zumba foi esclarecida? Agora vem com a gente e marque uma aula experimental gratuita na Academia Dynamo!