Veja 10 dicas de para manter uma alimentação saudável no dia a dia

Manter uma alimentação equilibrada e saudável no dia a dia requer vontade, disciplina e conhecimento. Optar por uma dieta variada e rica em nutrientes garante não só o bom funcionamento do corpo, mas também previne contra várias doenças. Além disso, se aliada a exercícios físicos favorece a perda significativa de peso. Nesse post, separamos 10 dicas para ter uma alimentação saudável no dia a dia, confira!

Quais as melhores dicas para ter uma alimentação saudável no dia a dia?

Comer bem não significa não comer, comer bem é fazer boas escolhas, substituir e saber o que está comendo, conforme defendem especialistas. A principal forma de atingir uma alimentação saudável no dia a dia é ter consciência do que está comendo, saber o que você come e a função de cada alimento no organismo é essencial para manter um estilo de vida saudável. Pensando nisso, listamos algumas dicas para ajudá-lo a manter uma alimentação saudável diariamente.

1) Substitua

Alguns alimentos não fazem bem ao organismo e são pobres em nutrientes. Alguns deles são aqueles ricos em açúcar refinado. Eles passam por processos químicos e possuem alto índice glicêmico, com isso aceleram o envelhecimento, aumentam flacidez e ainda possuem muitas calorias. Os principais são o açúcar refinado que deve ser substituído por xilitol, stévia, açúcar de coco ou mascavo. E a farinha branca que deve ser substituída por farinha integral.

2) Fique atento ao tempo

Quando se fala em alimentação saudável o tempo é um grande aliado. A dica nesse ponto tem a ver com fatores sobre duração de cada refeição e intervalos entre cada uma. De acordo com especialistas, grande parte das enzimas digestivas são secretadas por estímulos sensoriais e por isso é necessário tempo para mastigar bem os alimentos. O indicado é não comer em menos de 20 minutos cada refeição. O líquido também interfere nesse fator, portanto, o ideal é ingeri-lo 30 minutos antes ou depois.

Outro detalhe importante que ajuda a manter uma alimentação saudável no dia a dia é ter um horário certo para as refeições e fazer de 4 a 5 refeições por dia. Isso faz com que o organismo mantenha um ritmo. Dessa forma, comer de três em três horas pode ser uma boa estratégia.

3) Busque alimentos naturais

Evitar produtos industrializados é uma ótima maneira de manter uma dieta equilibrada, pois eles contém substâncias ricas em sódio que em longo prazo podem causar hipertensão e sobrecarga dos rins.

Verduras, legumes e frutas são ótimas opções para uma vida saudável, já que são fontes de fibras, vitaminas e minerais, e também fitoquímicos que são excelentes antioxidades – previnem contra o aparecimento de tumores, envelhecimento precoce e outras doenças.

Outra atitude saudável para adotar no dia a dia é utilizar temperos naturais nas refeições, eles proporcionam muitos benefícios à saúde e ajudam a reduzir a quantidade de sal por dia. O alho, por exemplo, auxilia no controle da pressão arterial; o gengibre possui efeito termogênico, acelerando o metabolismo; a cúrcuma possui ação anti-inflamatória e antioxidante.

4) Hidratação  

A água é um dos principais aliados da alimentação saudável. Ela proporciona diversos benefícios ao organismo: ajuda na hidratação da pele, atua como meio de transporte de algumas vitaminas hidrossolúveis como: B1, B2, B6, B12 e C, melhora o humor, ajuda contra dor de cabeça, reduz o risco de alguns cânceres, entre outros.

O ideal é que tome no mínimo dois litros de água por dia e controlar também pela urina, que deve ser sempre num tom amarelo claro.

6) Inclua gordura boa

Reduzir a quantidade de gordura da dieta é outra dica para uma alimentação saudável. A dica é sempre escolher alimentos com zero gordura ou com a quantidade reduzida e evitar frituras. Prefira também as carnes com menos gorduras, como frango e peixe. Quando for extremamente necessária a utilização de gordura, optar pelas gorduras boas como azeite.

As gorduras que fazem bem à saúde, monoinsaturadas e poli-insaturadas são sempre bem-vindas no mundo da vida saudável. Elas são encontradas no azeite, abacate, açaí, oleaginosas (castanha-do-Pará, amêndoas, nozes etc) e sementes em geral. Entre outros benefícios, elas contribuem para a manutenção do colesterol bom no sangue.

7) Evite o álcool

Bebidas alcoólicas além de muito calóricas não fazem bem ao organismo. O álcool causa desidratação, esgota vitaminas e minerais do corpo, além de aumentar o acúmulo de gordura corporal. Dessa forma, seu consumo deve ser evitado ou ingerido em doses pequenas de determinadas bebidas, como o vinho.

8) Tenha prazer em comer

Ainda que ter uma alimentação saudável e equilibrada seja muito importante para nossa saúde, alguns especialistas também defendem que é preciso ter prazer ao comer. Portanto, é possível comer algumas coisas que dão prazer, porém é preciso ficar atento às quantidades e vezes com que são ingeridas.

9) Pratique atividade física

Além de manter uma alimentação saudável e equilibrada no dia a dia, é muito importante também alinhá-la a atividades físicas. As duas atitudes juntas favorece ainda mais na melhora e manutenção da saúde. Aqui na Dynamo possuímos diversos tipos de atividades que agradam a todos os estilos e gostos, que tal experimentar uma aula gratuita? Só se cadastrar nesse link!

10) Um profissional pode ajudar

O acompanhamento de um profissional dessa área pode ajudar a elaborar um cardápio de acordo com o que você gosta de comer. Na academia Dynamo, existe um programa de Nutrição Funcional que realiza rastreamento de sinais, sintomas e características específicas de cada paciente e os relaciona com a carência ou excesso dos nutrientes garantindo melhores resultados. Estamos esperando você!