O que é melhor para ficar em forma: academia ou personal trainer?

Muitas pessoas ficam na dúvida entre pagar uma academia ou personal trainer para emagrecer e manter uma rotina de exercícios físicos. Treinar na academia é geralmente a escolha feita pela maioria das pessoas, principalmente porque há o mito de que personal trainer é caro. Muitas dessas pessoas procuram direto as academias sem nem orçar quanto e como seria o trabalho desse profissional.

Trouxemos aqui no post os pontos fortes e fracos de cada um, vamos ver?

Pontos fortes da academia

– Treinar com a galera: muita gente se sente mais motivado quando tem companhia para malhar. Tanto que na Dynamo, por exemplo, na sexta-feira, os clientes podem levar um amigo para malhar junto e a iniciativa faz o maior sucesso!!! Esse ambiente com mais gente faz com que você não desista e ainda a ajuda a conhecer pessoas novas e fazer amizades.

– Aparelhagem diversificada: as academias oferecem mais opções que o estúdio de uma personal. Há diferentes equipamentos de musculação e aeróbico. Além disso, há muitas opções de aulas que agradam a todos os gostos.

– Horários estendidos: o horário de funcionamento da academia é extenso e você pode ir a qualquer momento, sem precisar agendar uma hora. A Dynamo, por exemplo, funciona das 6h às 22h. Esse horário atende todos os tipos de rotinas.

– Instrutores: nas salas de musculação das academias há sempre instrutores prontos para te ajudar e orientar.

– Ambientes favoráveis e climatizados: a temperatura está sempre ideal para que você possa praticar o seu exercício tranquilamente. Além disso, você não fica a mercê do humor de São Pedro, em mandar chuva ou sol, como ocorre quando os treinamentos são feitos ao ar livre com os personais.

Pontos fracos da academia

– Não ter o acompanhamento individualizado: apesar de o instrutor está sempre por perto, observando seu treino, ele não pode te dar 100% de atenção.

– Abre espaço para a preguiça: em um dia de trabalho duro, com friozinho ou chuva pode te desanimar a ir a academia, já que seu compromisso é só com você mesmo.

– Vergonha: para muitas pessoas, principalmente iniciantes, é constrangedor chegar e treinar com cargas menores ao lado dos marombados da academia.

Pontos positivos do personal trainer

– Atendimento diferenciado: você terá um personal dedicado totalmente a você durante o horário do seu treino. Ele irá acompanhar mais de perto a execução dos exercícios, o que reduz os riscos de lesões, propicia mais conforto, segurança e melhores resultados.

– Melhor aproveitamento do tempo: o personal trainer prepara cada sessão para um determinado tempo de duração, monitorizando de forma mais precisa os intervalos entre os exercícios. Desta forma, garante um melhor aproveitamento do tempo da sessão de treino.

– Elaboração de um plano de treino específico: esse profissional irá desenvolver um plano de treino específico para você, atendendo aos seus objetivos, expectativas e individualidade biológica, o que tornará o programa mais eficaz. O personal trainer recomendará os exercícios mais adequados para o alcance mais rápido dos resultados pretendidos. Num dia em que você estiver mais aborrecido, o personal poderá aliviar a carga, optar por alongamentos e relaxamento com uma massagem. Quando a pessoa malha na academia, nesses dias mais deprês, certamente ela não vai se exercitar.

– Flexibilidade na escolha do local do treino: com um personal trainer, existe uma maior flexibilidade na escolha dos locais para realizar o plano de exercício físico – pode ser em casa, no ginásio, ao ar livre, ou em todos.

– Maior motivação: tendo alguém ao seu lado, explicando e incentivando à prática do exercício físico, as sessões de treino tornam-se mais produtivas e te dá mais vontade de malhar. Além disso, você vai querer deixar o seu personal orgulhoso do seu progresso!

Pontos fracos de malhar com personal trainer

– Custo: apesar de não ser um preço exorbitante, o custo do personal trainer é um pouco mais elevado que o pago para treinar nas academias.

– Menor número de aulas: na academia, você pode ir todos os dias. Com o personal, provavelmente o número de aulas por semana será inferior, já que depende da agenda do profissional.

– Menos equipamentos: se o treino for realizado na sua casa, poderá não ser possível fazer grandes variações no plano de treino, uma vez que é difícil que você tenha todos os equipamentos existentes nas academias. Se o personal trainer tiver seu próprio estúdio, ainda assim a variedade de aparelhos será menor que nas academias.

– Menor socialização: praticar exercício físico com um personal trainer implica uma menor socialização, comparativamente ao treino que é realizado numa academia, onde acaba por existir toda uma comunidade.

Em resumo: academia ou personal trainer?

Para que você atinja os objetivos de forma rápida, eficaz e segura, o ideal seria você treinar na academia com um personal trainer, assim haverá variedade de equipamentos e um tratamento diferenciado. Na Dynamo existem diversos personais qualificados que irão garantir que seu treino seja perfeito e que você colha os frutos da ralação rapidamente.

Mas lembre-se, independentemente de academia ou personal trainer, a mudança de hábitos e total disciplina são fundamentais para obter resultados realmente satisfatórios.