Hoje é o dia mundial da saúde e nutrição, e cada vez fica mais comprovado que não tem como falar em saúde sem falar em uma boa alimentação. Na verdade pra mim a busca da saúde deve se estabelecer com 3 fatores principais: alimentação equilibrada, prática regular de atividade física e mente sã – independente de religião ou crença, é estar em equilíbrio consigo mesmo com bons pensamentos e positividade sempre.

A nutrição vem tomando uma proporção, muitas vezes motivada pela estética, no entanto vem crescendo também a conscientização do “preciso me alimentar bem para que eu tenha melhor qualidade de vida”.

Nesse contexto, percebemos a busca pelo “alimento milagroso”, pela dieta prática e com resultado imediato, pelo nutricionista que tenha a “fórmula mágica”. A rotina corrida com prazo para quase tudo nos torna mais ansiosos, e assim somos incentivados a render, render e render cada vez mais. Queremos urgência para tudo, seja emagrecer, ganhar massa muscular, enriquecer, nos formar rápido, casar, ter nossa família perfeita … e se formos pensar em tudo não caberia nesse texto. E assim, a alimentação vai ficando prejudicada. Vamos substituindo o “in natura” pelo produto alimentício pois esse já vem pronto e é mais prático e rápido. Mas infelizmente vem cheio de aditivos que são tão prejudiciais à nossa tão desejada saúde e longevidade.

Fato é que não existe milagre! Existe conscientização e dedicação. Existe equilíbrio e bom senso. Não é complicado, porém precisamos nos organizar, planejar. Uma boa alimentação deve conter a maior variedade e qualidade de alimentos. Suplementação? Ah sim! Se o profissional que te acompanha julgar necessário, por que não utilizar?

A mensagem que gostaria de deixar nesse dia é que busquemos mais saúde sempre! Cuidando da nossa mente – mesmo em dias de estresse e sob pressão ao qual vivemos, fazendo uma atividade física regular e bem orientada e que nos traga prazer – dentro de tantas modalidades uma há de proporcionar essa boa sensação à você, e que tenha uma alimentação completa e equilibrada – se organizando, planejando e agindo. Procure bons profissionais para que te auxiliem e encaixem esse plano na sua rotina, por mais corrida que possa parecer. Nós da Dynamo estamos sempre à sua disposição.

Por Nutricionista Cláudia Assis CRN 6427