A corrida já há algum tempo vem sendo a queridinha de muitas pessoas que gostam de praticar atividade física. Ela traz inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. Por ser um esporte de fácil execução e acesso, muitos corredores iniciantes começam a praticá-la por conta própria e se esquecem que, como qualquer outra atividade, ela requer alguns cuidados.

Pensando em ajudar um pouco mais quem vai entrar para esse mundo, nós da Dynamo, separamos algumas dicas importantes para os corredores iniciantes. Confira nossa lista abaixo:

 

1) Orientação

 

O primeiro passo a se fazer é procurar por profissionais que ajudam nessa área. O ortopedista pode avaliar se está tudo certo com joelhos e pés, por exemplo, e o treinador monta o treino personalizado de acordo com a disponibilidade da pessoa, resistência e objetivo.

2) Frequência

Outra dica para quem está começando agora é correr em dias alternados para respeitar o limite do seu corpo. Ele precisa de descanso, portanto, fazer o mesmo estímulo em dias seguidos não é uma boa ideia. Alternar o dia e o tipo de treino são ótimas dicas.

3) Preparar a força

É comum muitos corredores inciantes imaginarem que a musculação não ajuda em nada na corrida. No entanto, estudos comprovam a eficácia desse tipo de estímulo para fortalecimento da determinadas regiões, como a região pélvica, por exemplo. Fortalecer a musculatura vai garantir maior resistência durante a corrida.

4) Acessórios

A corrida pode ficar um pouco mais fácil com a ajuda de alguns dispositivos. Ouvir música é uma ótima ideia para encontrar o seu ritmo. Utilizar um frequencímetro é bom para saber sua frequência cardíaca durante o treino, e manter-se sempre naquela região. Se o treino for ao ar livre, é bom começar a preparar as pochetes que possuem um departamento de água

5) Tênis ideal

O tênis é um grande aliado do corredor. Essa escolha vai garantir vida longa às suas corridas. Existem três tipos de pisadas: a pronada, a supinada e neutra. Uma dica é procurar por uma loja que faça o teste da pisada, assim você escolhe o tênis ideal de acordo com sua pisada e diminui os riscos de lesões.  

6) Cronograma de corrida

As famosas planilhas de treino existem mesmo. Montar um cronograma para cada dia de treino além de potencializar os resultados, vai ter um ânimo em cada etapa. A evolução deve acontecer de forma gradual e progressiva.

Bônus – Dica para os Corredores Iniciantes: Procure um Profissional!

Para finalizar – procurar um médico e o acompanhamento de um profissional de educação física é essencial, nós da Academia Dynamo em Juiz de Fora estamos prontos para te ajudar nesse desafio!