O que comer antes de treinar para conseguir energia e emagrecer?

O que comer antes de treinar é uma das dúvidas de muitas pessoas e essa alimentação tem forte ligação com o seu desempenho na academia e com os resultados obtidos. Cerca de 70% do sucesso de um treinamento é motivado pela ingestão de refeições corretas no pré e no pós-treino. Os nutrientes consumidos antes da atividade física serão usados para manter os níveis de energia adequados para que você treine em seu máximo e também para auxiliar a recuperação e crescimento muscular quando o treino acabar.

Mas pode ficar tranquilo que uma refeição pré-treino efetiva não é complicada e pode ser feita sem aqueles pratos super elaborados e deve conter nutrientes fundamentais. Os carboidratos irão evitar o catabolismo muscular, ou seja, que você perca massa magra, e vão contribuir para o seu rendimento. Já as proteínas vão melhorar a recuperação após o treino e impedir a quebra de tecido muscular durante a atividade física. Ou seja, ela aumenta a possibilidade de anabolismo e protege a massa muscular existente. Não podemos deixar de lado as gorduras, as quais devem ser de boa qualidade, oferecendo também energia suficiente para o treino.

Alguns exemplos de carboidratos que podem ser consumidos antes do treino são o arroz integral (principalmente se seu pré treino for o almoço), a batata doce, o macarrão integral, a aveia e as frutas como o abacate e a banana. As melhores fontes de proteínas para serem consumidas antes de ir à academia são os ovos, o peito de frango, o patinho moído, os peixes e atum. No que diz repeito às gorduras, boas escolhas encontramos sempre nas oleaginosas como as castanhas, nozes, damasco, sementes, coco seco fresco, óleo de coco, azeite extra virgem.

Quanto tempo comer antes de treinar

O ideal é de 30 a 40 minutos antes do treino. Dessa forma, permitindo que a digestão seja iniciada e assim possamos aproveitar melhor os nutrientes para o treino.

Agora, se você não tem muito tempo e não dá pra esperar os 40 minutos, existem estratégias como café com óleo de coco + 01 pedaço de coco fresco e damasco, que além de saborosa é prática e não causando danos ao treino.

O importante é não ir treinar sem uma boa e correta alimentação.

Refeições que incluam alimentos com termogênicos naturais, como gengibre, canela, cafeína e chá verde também são bem-vindos antes de qualquer atividade física.

O que comer antes de treinar – sugestão de lanches

o que comer antes de treinar 1

Opção 1: Uma banana amassada + 2 colheres de sopa de aveia + 1 colher de sobremesa de canela + 02 unidades de castanha do pará

Opção 2: ¼ de abacate + 2 colheres de sopa de farinha de aveia + 1 colher de sopa de cacau em pó

Opção 3: 2 ovos mexidos no óleo de coco ou frango desfiado + 01 colher de sopa de linhaça + 01 xícara de café

Opção 4: 3 pedaços de batata doce cozida + azeite extra virgem + 03 colheres de sopa de atum com gergelim preto + 02 unidades de damasco

Atenção: esses são apenas orientações sobre o que comer antes de treinar de uma maneira geral. O ideal é consultar um nutricionista para averiguar quais alimentos e quantidades seriam ideais para o seu peso, seu treino e seu objetivo. Cada paciente responde de uma forma e devemos respeitar a individualidade bioquímica.