windows 7 screenshot tool free windows installer new version free download free descargar microsoft word 2013 full mega free microsoft windows 10 home 64-bit oem-version media markt free windows live movie maker 32 bit free download free download windows usb dvd tool free Skip to content

Veja 5 tipos treinos de corrida para diferentes objetivos

tipos de treinos de corrida

Você sabia que existem diferentes tipos de treinos de corrida? Dependendo do nível em que se encontra e do objetivo do treino alguns são mais eficientes que outros. Dessa forma, é importante entender como cada um funciona para favorecer a evolução do esporte praticado.

Veja alguns tipos de treinos de corrida:

Treino de corrida regenerativo:

O treino regenerativo é um treino mais leve, é feito geralmente para “soltar” a musculatura, fazendo com que a circulação aumente e auxiliando no processo de recuperação do músculo. Com esse treino, o atleta diminui o volume (distância percorrida) e a intensidade do treino. O regenerativo permite que o corredor diminua o risco de lesões e, também, esteja melhor preparado para os dias mais pesados.

Treino intervalado:

No treino intervalado a velocidade da corrida é alterada: alterna períodos de alta intensidade com períodos de menor intensidade. Ele tem como objetivo melhorar a eficiência biomecânica e fisiológica do atleta. Também conhecido como HIIT (High Intensity Interval Training), ele é uma ótima opção de treino para quem quer perder gordura abdominal e não possue tempo para treinos longos. Isso porque ele obriga o corpo a queimar gordura para conseguir sustentar o nível de intensidade da atividade. Isso também é refletido após o treino, uma vez que o corpo permanece queimando gordura por um tempo.

Treino de corrida Longo:

Quando uma pessoa começa a correr, ela sente necessidade de correr cada vez mais e distâncias mais longas. Para completar provas de longas distâncias, o treino longo é extremamente importante. Ele é feito geralmente aos finais de semana, quando as pessoas têm mais tempo livre. É praticado principalmente por quem está se preparando para correr Meia Maratona, ou Maratona. De acordo com estudos, o principal benefício que ele traz é o aumento da resistência, pois ele tem por finalidade aumentar a capacidade do corpo em captar oxigênio para fornecer aos músculos em movimento.

Treino de corrida Progressivo:

Nesse tipo de treino o corredor inicia a corrida com um ritmo confortável e conforme avança o percurso ele vai aumentando a intensidade do esforço até chegar ao fim do seu trajeto. Consiste em trechos que vão ficando mais curtos e rápidos à medida que o treinamento avança. É um ótimo treino para dosar o esforço, com ele o atleta se conhece e potencializa ao máximo o seu rendimento.

Treinos de corrida Fartlek

Fartlek significa brincar de correr. A técnica desse tipo de treino é combinar um treino contínuo com o intervalado. A ideia é introduzir no treino de corrida normal, períodos curtos de intensidade elevada. A diferença desse tipo de treino para o intervalado é que ele não segue um padrão rigoroso. Com ele o corredor “brinca” com os trechos e velocidades mais livremente. O importante é introduzir uma grande variedade de ritmos em cada treino. Um grande benefício desse tipo de treino é que vai ajudar a aumentar a velocidade e fazer com que tenha mais força e potência para um tiro ao final de uma prova, por exemplo.

Vem treinar na Dynamo!

A academia Dynamo em Juiz de Fora conta com os melhores profissionais da área para te dar todo suporte! Defina seu objetivo e conte com nossos profissionais para te ajudar a alcançá-lo!