Treinamento em Suspensão ou TRX: o que é, benefícios e como começar

Se você é adepto ao mundo fitness, já deve ter ouvido falar em treinamento suspenso ou TRX – como a atividade é mais conhecida -, não é mesmo? Mas, o que é TRX ? Confira nesse post tudo que você precisa saber sobre essa modalidade que vem conquistando cada vez mais adeptos!

Primeiro: O que é TRX?

A sigla TRX vem de Total-body Resistance Exercise (que significa Exercício de Resistência do Corpo Inteiro). A atividade é realizada em um aparelho para fazer treino em suspensão. Esse equipamento pesa um pouco mais de um quilo, pode ser preso em qualquer estrutura fixa (como uma árvore) e precisa apenas que tenha um pequeno espaço à sua volta. Esse sistema utiliza a gravidade e o peso corporal do praticante e possibilita a realização de centenas de exercícios. O indivíduo tem o controle do quanto quer se desafiar em cada atividade, pois um simples ajuste na posição corporal permite aumentar ou diminuir a intensidade.

Em resumo: é um treinamento funcional que possibilita o desenvolvimento da força, do equilíbrio, da flexibilidade e a estabilidade do core. Tudo isso simultaneamente.  Esse treinamento pode ser praticado por qualquer pessoa e promete queimar até (acredite!) 700 calorias!

O que é Treinamento em Suspensão e como surgiu

A história do TRX começou com Randy Hetrick, um integrante da marinha americana. Ele serviu durante 13 anos e, por isso, passou muito tempo confinado em navios. Assim, Hetrick e seus companheiros tinham dificuldade para praticar atividades físicas. Foi então que ele teve a ideia de usar tiras de paraquedas, borrachas de barcos e outros materiais que tinha à disposição para criar um aparelho que possibilitasse uma grande gama de exercícios. O TRX proporcionou resultados tão animadores que o marinheiro pediu baixa da marinha e voltou para os Estados Unidos, onde começou a estudar e aprimorar o acessório.

TRX: seus benefícios

O TRX oferece um treino para o corpo inteiro de forma rápida e eficaz. O maior benefício para quem pratica o treinamento suspenso é justamente o aumento da força, além de resistência nos músculos, nas articulações e flexibilidade.

A capacidade cardiorrespiratória também sai ganhando e os músculos do core, localizados no abdômen, no quadril e na lombar, são especialmente exigidos para equilibrar e estabilizar o corpo.

O que é TRX e como começar

o que é treinamento em suspensão

O TRX é um acessório barato comparado aos equipamentos de academia e pode ser encontrado facilmente em sites de compra na internet. No entanto, é indicado que a pessoa conheça o método antes de começar a se exercitar, o que pode ser feito com a ajuda de um personal trainer. Outra boa forma de começar a praticar o TRX é participar das aulas oferecidas pela Dynamo. O treino é dado por professores capacitados e credenciados para a prática e possui duração de 50 minutos. As aulas são motivantes e dinâmicas, com, no máximo, oito alunos. A indicação é que o treinamento suspenso seja feito de duas a três vezes por semana.

A aquisição do acessório possibilita que o aluno continue se exercitando em uma viagem, já que o TRX é leve e cabe dentro da sua mala sem problemas.

O professor de educação física da UFRJ Marcello Paiva mostra, por meio de vídeos, a execução de alguns exercícios em seu site ’30 Todo Dia’. Nessa matéria do Mundo Boa Forma também há sugestões de atividades com o TRX.

Mas lembre-se: procurem sempre orientação para executar a técnica de cada movimento corretamente e obter o real benefício do exercício.