Os benefícios de pilates de solo: do emagrecimento ao combate ao estresse!

O pilates se tornou mais uma simples modinha de verão. A atividade encantou milhões de adeptos e veio para ficar. Para quem busca por desafios, os benefícios do pilates de solo são mais que estimulantes para tomar iniciativa e começar hoje mesmo. Exercícios no solo costumam exigir mais esforço e trazem resultados mais rápidos. O pilates de solo exige mais controle, pois apresenta exercícios que utilizam o peso do próprio corpo. Por isso, os principais desafios para a execução dos movimentos é equilíbrio e alongamento.

Para aumentar o amplo repertório do pilates de solo, muitos professores utilizam a bola suíça com o objetivo de criar instabilidade na realização dos exercícios, promovendo assim o alinhamento, fortalecimento e isolamento dos músculos posturais. Outros acessórios como a faixa de resistência, o rolo de espuma e a meia lua também são utilizados para variar os movimentos.

Benefícios do pilates de solo

1) Emagrece

O pilates de solo ajuda na perda de peso sim! Nos exercícios, são utilizadas resistências para aumentar a força e a massa muscular ou massa magra. Este aumento estimula o metabolismo, o que provoca um maior gasto calórico, acelerando assim o processo de emagrecimento e favorecendo a obtenção de um corpo saudável e tonificado. Um treino básico de uma hora pode queimar entre 200 e 300 calorias, dependendo da intensidade com que o aluno realiza os exercícios. Num processo de perda de peso, recomenda-se a realização de cinco sessões por semana de cerca de 50 minutos.

2) Fortalece o corpo e melhora a flexibilidade

O pilates de solo torna os músculos mais fortes e resistentes ajudando a evitar lesões, como dor no joelho ou a lombalgia, por exemplo. Além disso, os exercícios realizados não causam impacto, como a corrida, promovendo a flexibilidade, a força e a resistência dos músculos e tendões, protegendo principalmente as articulações. Com o aumento da flexibilidade é possível realizar os exercícios e as atividades da vida diária com mais facilidade, mais força e de forma mais rápida.

3) Melhora a silhueta

O equilíbrio corporal é outro benefício do pilates de solo. A prática também ajuda a corrigir a postura. Estes benefícios associados à queima de gordura tornam a silhueta mais definida e bonita contribuindo para o aumento da autoestima.

4) Combate o estresse

Dentre os benefícios do pilates de solo, esse é um dos preferidos pelos praticantes. Por ter exercícios ritmados, o pilates de solo alivia o estresse. Como é necessário prestar atenção à respiração, o aluno foca a mente em apenas um objetivo, aumentando a consciência corporal e melhorando a coordenação motora.

5) Exercita o corpo todo

  1. benefícios do pilates de solo

A técnica de pilates de solo trabalha todo o corpo, sendo que o abdômen, os glúteos e a região lombar são os principais músculos que são trabalhados durante os exercícios. Como cada dia o professor propõe um desafio diferente, é mais difícil enjoar da atividade física.

Se você ainda não se convenceu a começar a fazer pilates, dê uma lida nesta super lista do Blog Pilates, que mostra os benefícios da prática para cada perfil: para as gestantes, para os idosos, para as crianças, para os homens, para patologias na coluna, para os corredores, para os atletas, para pessoas com hipertensão, para portadores da doença de Parkinson, para pessoas que já tiveram AVC e para o emagrecimento.

Benefícios Pilates de solo no Programa Dynamo

O principal objetivo do Programa Dynamo é proporcionar melhora da qualidade de vida e do bem-estar aos nossos alunos. Com exercícios personalizados de Pilates, musculação, plataforma vibratória e Treinamento Funcional, o programa é capaz de gerar melhora da postura, consciência corporal e da flexibilidade. Ainda, com a plataforma vibratória podemos melhorar o tônus muscular e o fluxo sanguíneo.

As aulas do Programa Dynamo têm duração de 50 minutos com, no máximo, três alunos para cada professor.