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5 exercícios para melhorar a postura

exercícios para melhorar a postura

Quando falamos em atividade física e exercícios a primeira coisa que nos vem à cabeça geralmente é emagrecimento. Estamos acostumados a fazer esse tipo de associação. No entanto, atividade física vai muito além dos benefícios estéticos. Ela faz bem para a saúde de uma forma geral e relacionado a isso estão os exercícios  para melhorar a postura.

Muitas vezes ficamos com a postura viciada e isso pode gerar problemas na coluna, como dores agudas ou até mesmo crônicas e queimação nos músculos. Existe uma série de fatores que desencadeiam esses problemas e para evitar que eles apareçam, existem alguns exercícios que podem ser praticados todos os dias por alguns minutos e que vão ajudar a melhorar a postura. Veja 5 exercícios que ajudam a melhorar a postura:

5 dicas de exercícios para melhorar a postura

1) Sente na postura certa no trabalho

As pessoas que trabalham sentadas durante muito tempo tendem a relaxar na cadeira. Dessa forma, manter-se por alguns minutos na postura ideal: ereto, com os joelhos dobrados e pés paralelos aos joelhos pode ajudar a não viciar a coluna e evitar com que ela fique encurvada, com os ombros mais para frente.  

2) Alongue o corpo

Alguns exercícios de alongamento ajudam a corrigir a coluna e podem ser feitos em qualquer lugar. Um exercício de alongamento que pode ser feito é: ajoelhada, coloque as mãos um pouco à frente dos joelhos, com as mãos voltadas para trás e os polegares para os lados. Mova o corpo ligeiramente para trás até sentir uma tensão na parte interna dos antebraços (agora voltados para frente). Fique nesta posição por 15 segundos. Outra opção é ficar em pé, posicionando os braços para trás do corpo, tencionando-os com as mãos entrelaçadas. Pode ficar na posição por 30 segundos. Mais um exercícios que pode ajudar a melhorar a postura é ficar de frente para uma mesa e inclinar o tronco para frente até conseguir posicionar as mãos sobre ele, tentando levá-lo para baixo, manter a posição por 30 segundos.

3) Aposte na musculação

Além do ganho de massa ou definição corporal, a musculação também pode ser uma ótima aliada na manutenção da postura. Exercícios como hiperextensão lombar, puxada na roldana alta com pegada supinada ou remada são alguns dos exercícios que podem ser feitas em academias como a Dynamo em Juiz de Fora que vão contribuir para a melhoria da postura. No entanto, nesse caso esses exercícios requerem um pouco mais de atenção e no início é essencial que haja o auxílio de um profissional de educação física.

4) Concentre na Yoga

A prática da yoga traz diversos benefícios ao corpo e à mente. Algumas posturas da yoga, chamadas de ásanas, podem ser feitas por quem não tem muita prática na atividade. Elas ajudam a fortalecer os músculos e melhoram a postura. Um exemplo é o pranâmasana: de pé, com os pés unidos e palmas das mãos unidas em frente ao peito, respire profundamente, sentindo o alinhamento da coluna. Esse movimento ajuda na consciência corporal e no fortalecimento da coluna. Outro ásana é o hastotânâsana. Partindo da postura anterior inspire e suba as mãos unidas em direção ao céu. Permaneça respirando profundamente. Ele alonga e fortalece o tronco.

5) Fortaleça o abdômen

Com o fortalecimento do addômen a postura fica mais correta e ainda ajuda a prevenir contra lesões na região da lombar, auxiliando no suporte do peso do tórax. Um exemplo de exercício para o abdômen é o 90º: deitado de costas, você forma um ângulo de 90 graus entre as coxas e o tronco. Suba o tronco tentando encostar o peito nos joelhos, deite completamente no chão e suba novamente, repita por 20 vezes.

Além de exercícios para melhorar a postura, que tal investir na sua saúde?

Os exercícios para melhorar a postura são um ótimo início para uma prática de conscientização do seu corpo. Perceber sua postura ao longo do dia e tentar consertá-la por alguns minutos, isso pode ajudar bastante. No início os exercícios serão feitos de forma consciente, mas com o passado dos dias essa atitude vai tornar-se natural, automática.

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