Fora estresse: conheça 6 TOP exercícios para relaxar

Para ter uma vida saudável e equilibrada, é importante dar um pause na rotina para cuidar tanto da nossa mente quanto do nosso corpo. No entanto, muitas vezes, as milhares de obrigações que temos no nosso cotidiano nos atropelam e colocamos tudo como prioridade, deixando nós mesmos de lado. É aí que o estresse se instala e a nossa vida começa a desandar.

Por isso, é muito importante que você tire, todos os dias, alguns minutinhos para se desconectar. Para te ajudar nessa difícil missão, separamos alguns exercícios para relaxar que irão melhorar o seu humor e bem-estar. Então, encontre um lugar calmo, onde ninguém possa te incomodar, dê o play na nossa playlist de músicas para relaxar e meditar e vem com a gente se exercitar.

#1 Exercícios para relaxar: Alongamento

Muita gente não sabe, mas o simples alongamento estimula a liberação da serotonina, um neurotransmissor que ajuda na promoção do bem-estar. É perfeito para aliviar as tensões, melhorar a postura e otimizar a flexibilidade e a respiração. Além disso, o alongamento envia sinais para que as células se renovem, o que o faz com que as pessoas se sintam mais vigorosos e joviais. Um dos preferidos para quem usa técnicas de exercícios para relaxar!

#2 Exercícios para relaxar: Faça contagem regressiva olhando para cima

Todo mundo fala que em momentos de raiva devemos contar até dez antes de tomar qualquer decisão e não é por acaso. Essa técnica de contagem é um ótimo exercício para relaxar, já que aumenta a concentração em uma tarefa e tira a atenção do que está causando a ansiedade. O ideal é realizar uma contagem regressiva a partir do número 60.

Já olhar para cima estimula o sistema nervoso, o que ajuda a reduzir a pressão arterial e o ritmo da respiração, causando a sensação de relaxamento.

#3 Exercícios para relaxar: Controle a respiração por um minuto

A ansiedade é causada principalmente pelo aumento do ritmo cardíaco. Por isso, controlar a respiração ajuda a reduzir o ritmo cardíaco. Basta inspirar profundamente com o nariz e segurar o ar por alguns segundos. Repita esse processo várias vezes. Um exercício para relaxar fácil de fazer a qualquer momento!

#4 Exercícios para relaxar: Bolinha de tênis

Se você tiver uma bolinha de tênis em casa, ela pode ser uma grande ajuda no seu processo de relaxamento. Coloque-a entre as suas costas e uma parede e inicie a massagem nos pontos em que a tensão é maior. Depois, use a bolinha de tênis para massagear o ombro e toda a região próxima ao pescoço. Um exercício para relaxar gostoso e que dá pra fazer em qualquer lugar.

#5 Exercícios para relaxar: Yoga

A yoga traz inúmeros benefícios para os seus praticantes. Um deles é o relaxamento da musculatura, o que reduz problemas como insônia, nervosismo, irritabilidade, impaciência e ansiedade. Neste post aqui, mostramos onde praticar yoga em Juiz de Fora e como escolher a melhor aula para o seu objetivo e perfil.

O site Doce Limão ensina um exercício para relaxar muito interessante. Já no vídeo abaixo, o mestre em yoga e shiatsu Seve Cunha mostra alguns exercícios para fazer em casa, que ajudam a trazer bem-estar e relaxamento.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=9bKpFyGTmuM

 

#6 Exercícios para relaxar: musculação e aeróbicos

Ao contrário do que muitos pensam, a sensação de relaxamento e de alívio das tensões não está unicamente ligada ao descanso. Conforme a Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie), se mexer e cansar também podem trazer grandes benefícios, tanto para o corpo como para a mente, proporcionando uma vida mais leve, feliz e relaxada.

A prática de atividades físicas, como a musculação, reduz significativamente os níveis de adrenalina e cortisol, hormônios diretamente ligados ao estresse. Além disso, exercitar-se estimula a produção de endorfina, componente químico cerebral que alivia as tensões e provoca sensações ligadas ao relaxamento e ao otimismo.

Já os exercícios aeróbicos de alto gasto calórico — como o futebol, a natação, o vôlei e a dança — aumentam a produção de endorfina, que, por sua vez, é responsável por promover o prazer e o bem-estar. Para completar, essa categoria de exercício é capaz de aprimorar funções cognitivas, melhorando a memória e o raciocínio lógico. Cansar também é um ótimo exercício para relaxar!

Na academia Dynamo em Juiz de Fora , além de profissionais qualificados e equipamentos de alta tecnologia, você encontra um ambiente perfeito para esquecer os problemas enquanto cuida da sua saúde se exercitando.

O segredo do relaxamento

O segredo para conseguir os melhores resultados na hora de relaxar é simples: descubra qual atividade lhe dá prazer e comece a praticá-la! Se o seu prazer está em pintar, tocar algum instrumento, treinar, invista nessas atividades!