Musculação: Mitos e Verdades que você precisa conhecer!

Como diferenciar na musculação os mitos e verdades? Muitas pessoas quando começam a frequentar academia e fazer musculação ficam cheias de dúvidas e medos. É normal conversar com várias pessoas no dia a dia para tentar entender alguns pontos. No entanto, isso faz com que muitos mitos acabem se disseminando ainda mais.

Dessa forma, pensando em quem está nessa fase de busca por esclarecimentos, selecionamos algumas das principais afirmações que são faladas em ambientes de academia que podem gerar confusão para quem não tem o conhecimento dessa prática esportiva.

Veja a seguir, dentro da prática de musculação, mitos e verdades:

1. Meu objetivo é emagrecer, então não vou treinar musculação, vou fazer somente exercícios aeróbicos.

MITO. Os exercícios de musculação servem de fortalecimento e são grande aliados na perda de peso. A musculação ajuda a melhorar o desempenho durante a atividade aeróbica e assim ajuda a pessoa a perder peso de forma mais eficaz. Portanto, ao aliar a musculação com as atividades aeróbicas você vai perder mais peso do que optando por uma ou outra.  Esse é entra em primeiro da lista de mitos e verdades na musculação por ser um dos que mais ouvimos por aí.

2. Se eu treinar membros superiores vou ficar como homem

MITO. Muitas mulheres têm medo de treinar os membros superiores pensando que vão ter braços muito grossos ou que vai ocorrer um aumento rápido de massa muscular. No entanto, isso é muito difícil de acontecer. As mulheres têm muita dificuldade para hipertrofiar como o homem, pois não possuem perfil hormonal e nem volume muscular semelhante ao deles.

3. Sinto mais fome quando pratico exercícios

VERDADE. Quando praticamos atividade física gastamos mais energias e isso maior sensação de fome, nosso corpo que não está acostumado a gastar tanta energia, pede mais combustível.

4. Se eu não mudar o treino, o músculo pode se acostumar

VERDADE. É essencial que o treino seja alterado com certa periodicidade. A mudança do estímulo evita que o corpo se adapte a ele. Na medida em que a pessoa aumenta a frequência de treino essa mudança deverá ser mais radical.

5. Musculação melhora a postura

VERDADE. A musculação fortalece os músculos e isso proporciona maior sustentação ao corpo. Dessa forma, a postura torna-se melhor. Na lista de mitos e verdades da musculação, esse é um ponto que as pessoas mais esquecem e que sempre tem resultados significativos.

Confira também 5 exercícios para melhorar a postura.

6. O músculo tem memória

VERDADE. Estudos mostram que nossos músculos são constituídos por células longas e os núcleos dessas células – os miócitos, são responsáveis pelo controle do ganho de massa muscular. Quando essas células estão em desuso, ou seja, quando paramos de praticar atividade física por um longo tempo, elas reduzem seu volume, mas mantém a memória. Portanto, ao voltar a fazer musculação a pessoa que já tem um histórico de atividade física vai apresentar resultados de forma mais rápida do que aquela que nunca praticou. Entre as opções da lista de mitos e verdades na musculação, esse é surpreendente né?

7. Vou ficar duas horas na academia para ter mais resultado

MITO. A intensidade do treino é que vai gerar o resultado: quanto mais intenso melhor o resultado para hipertrofia. Além disso, treinos muito longos podem favorecer o catabolismo muscular, ou seja, quando não há oferta de energia ao organismo, o corpo como a utilizar o músculo como fonte energética, fazendo que com que a pessoa perca massa magra.

8. Se eu fizer musculação com roupa escura ou com o corpo envolvido no plástico vou perder peso mais rápido

MITO. A roupa escura ou plástico não aumentam o gasto calórico. A função deles é aumentar a temperatura corporal para liberação do calor e isso faz com que o corpo perca líquidos. Quando nós pesamos a diferença que existe na balança é de líquido, não de gordura.

Existem ainda na musculação, mitos e verdades diversos. Dessa forma, é extremamente importante que busque ajuda de um profissional qualificado que possa ajudar a sanar todas as dúvidas.

Conheça outros benefícios da atividade física nesse post!