Flow Feeling: entenda o estado mental que te proporciona bem estar!

Já se sentiu totalmente conectado a uma atividade, onde você e ela pareciam um só? Onde a noção do tempo foi para o espaço, onde o momento era tomado por bem-estar, você nem pensava no que estava fazendo, simplesmente fazia, e nem percebeu que se passou uma, duas…três horas?! Você estava fluindo, ou no flow feeling!

Mas o que é Flow Feeling?

Para Csikszentmihalyi (1999), o “flow feeling”” pode ser caracterizado como o estado no qual o indivíduo encontra-se intrinsicamente motivado e totalmente envolvido e absorvido na atividade que realiza, sem preocupar-se com o efeito de suas ações. Por isso flow feeling, flow = fluido e feeling = sentimento, sentimento fluido.

Durante a experiência do flow feeling, há uma contração do campo perceptivo, um aumento da auto consciência e do sentido de fusão com a atividade e o ambiente, sendo um estado muito positivo e prazeroso.

Como entrar no modo Flow Feeling?

É importante saber que existem atividades que favorecem a manifestação desse estado, como os esportes, dança, música, artes visuais e teatro. Cada uma das pessoas acessa o estado de fluidez à sua própria maneira, em atividades que se identifica, onde volta sua atenção unicamente para aquilo, tem controle de suas ações e possui grande motivação pessoal para realizá-las.

Veja também os benefícios da atividade física para a saúde

Flow Feeling na vida real

Para ilustrar, podemos observar o caso do francês Karim Benzema, jogador de futebol do Real Madrid. Na última UEFA Champions League, maior torneio de clubes do mundo, Real Madrid e Atletico de Madrid entraram em campo no dia 10/05 por uma vaga na disputada final, e Benzema foi o protagonista da bela jogada que acabou com o sonho do Atletico. Segue o vídeo do drible em todos os ângulos:

Na coletiva de imprensa, essas foram as palavras do técnico Zinedine Zidane: Não estava esperando aquela jogada de Benzema. Perguntei-lhe como é que ele fez aquilo, e ele próprio não sabia responder.

Com certeza não havia resposta técnica, um improviso num instante de tempo, clara demonstração do estado de flow. Benzema estava tão conectado com o jogo que simplesmente chegou àquela solução.

E você, vai entrar pro time do Flow Feeling?

E aí, em qual atividade você se se sente altamente motivado, se desliga do mundo e aproveita a sensação do fluir?

Aqui na academia Dynamo, tentamos nos diversificar em atividades para todos os estilos e gostos. Podemos te ajudar a entrar no estado de flow feeling, venha fazer um aula experimental gratuita em Juiz de Fora!

Você poderá gostar também de:

As melhores músicas para treinar na academia