Trocas por alimentos saudáveis: descubra o que você pode trocar nas refeições e ganhar muito em saúde

Começar uma dieta não é nada fácil. Mais difícil ainda é leva-la até o final, já que cortar alimentos que gostamos acaba sendo desanimador. Para que você consiga perder peso sem desanimar no meio do caminho, o melhor é começar por uma reeducação alimentar, na qual você não precisa cortar nada, apenas substituir algumas coisas que você come por alimentos saudáveis. Essas pequenas trocas no dia a dia irão deixar a sua alimentação mais saborosa e a dieta mais fácil de seguir. Assim, além de entrar em forma, você terá mais saúde e disposição para ser feliz. Para te incentivar a se alimentar bem, leia nosso post sobre os benefícios de uma boa alimentação.

Trocas inteligentes: escolha alimentos saudáveis e nutritivos

Agora que você se convenceu de que os alimentos saudáveis podem ser tão saborosos quanto os que você come no seu dia a dia, segue a nossa lista de substitutos para você começar a mudar para ter uma alimentação com mais saúde:

Leite integral – leite desnatado e leite vegetal

Pão branco – pão integral e tapioca

Farinha de trigo – farinha de coco, farinha de arroz, farinha de oleaginosas, linhaça, chia, aveia

Margarina – manteiga

Queijo amarelo – queijo branco

Achocolatado – cacau em pó

Batata frita – chips de batata doce

Frituras –  grelhados e assados

Molho branco – molho vermelho

Molhos com creme de leite ou maionese – molhos com iogurte desnatado

Creme de leite – leite de coco

Salame e mortadela – peito de peru, presunto magro

Açúcar refinado – açúcar mascavo, açúcar demerara, mel, açúcar de coo, adoçante e agave

Sal – sal rosa, sal do Himalaia e outros temperos como alho e cebola

Óleo vegetal – óleo de coco

Temperos prontos – temperos naturais

Suco de caixinha e refrigerante – suco natural, água, água de coco

Biscoitos recheados ou amanteigados – biscoitos integrais

Doces com creme, chocolate ou chantilly – frutas em calda

Bolo recheado – bolo simples, como de laranja ou fubá

Mas no que se diferencia um alimento saudável?

Na realidade, não existe uma diferença significativa entre as calorias do pão de forma comum (branco) e do pão integral, por exemplo. No entanto, as versões integrais apresentam maior quantidade de fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino e promovem a saciedade por mais tempo. Assim, você come menos e faz o seu organismo funcionar melhor.

O leite desnatado e os queijos brancos são excelentes fontes de cálcio, assim como o leite integral e os queijos amarelos. O que os diferem é que esses últimos são mais gordurosos e calóricos. No caso dos iogurtes, as versões lights, desnatados ou probióticos são a melhor opção já que contêm menos açúcar e calorias e mais nutrientes que os tradicionais.

No caso da substituição dos biscoitos recheados ou amanteigados pelos integrais, você estará optando por consumir menos açúcar, menos gordura e mais fibras.

Troque pacotinhos, saquinhos e latinhas por frutas, verduras, legumes, oleaginosas, sementes, ovos, carnes. Sempre leve em consideração também a forma de preparo. As melhores opções são cozinhar os alimentos, assar ou grelhar. Também fique ligado com o que irá colocar nas suas receitas: quanto menos industrializados, melhor.

Alimentos saudáveis e gostosos

Aposto que nesse momento você deve estar pensando: “Vocês falaram que eu não teria que cortar nada, mas e o brigadeiro, os mousses, as tortas?” Você não irá precisar abrir mão. Existe uma infinidade de receitas para fazer todas essas gostosuras a partir de ingredientes saudáveis. Dúvida? Então, clique aqui e veja receitas de torta, bolo, sorbet, petit gateau e brownie saudáveis. Aposto que você ficou com água na boca!

E o sorvete? Um sorvete saudável e que você pode facilmente preparar em casa é o de banana. Basta bater uma banana congelada no liquidificador até que ela adquira uma textura cremosa. Você pode colocar um pouquinho de leite para ajudar no processo e adicionar outros ingredientes, como cacau em pó, canela, mel, frutas vermelhas congeladas… hummm!

Pizza ou hambúrguer?

Quando saímos para comer fora de casa, no nosso momento de lazer, realmente fica mais complicado manter a dieta. É difícil resistir a tantas tentações e convites dos amigos. Então, se a dúvida for entre comer hambúrguer ou pizza, opte pela redonda. Tanto a massa da pizza quanto o pão do lanche contêm carboidratos de alto índice glicêmico. Mas, com a pizza, você pode optar por recheios mais saudáveis como os sabores de atum, muçarela, marguerita e rúcula. Fuja das pizzas de quatro queijos, calabresa, frango com catupiry e portuguesa porque são altamente calóricos.

Uma dica é escolher pizzas que tenham no máximo 3 ingredientes (além da massa e do molho). Também há restaurantes que vendem pizzas de massa integral para você comer sem peso na consciência.

Já o hambúrguer, além da alta concentração de ácidos graxos saturados, ele contém muito sódio e conservantes.

Viu como não é tão difícil assim fazer uma reeducação alimentar? Neste post você encontra mais dicas para uma alimentação saudável, damos mais dez dicas de como manter uma alimentação saudável no dia a dia. Com essa simples atitude, sua saúde, qualidade de vida, bem-estar e também a forma física vão melhorar incrivelmente.