Veja quais acessórios para corrida de montanha são indispensáveis

As corridas de montanha ou trilha estão cada vez mais populares entre os atletas. Muitos corredores que estão acostumados a correr no asfalto e nas ruas têm buscado nesse tipo de corrida novos desafios. Assim como em todos os esportes, essa modalidade também requer uma preparação especial, parte dela estão os acessórios para corrida de montanha.

Os atletas que estão migrando para essa modalidade devem estar atentos a pequenos detalhes e equipamentos que são diferentes daqueles das corridas de rua. A preocupação vai muito além do tênis ideal. Em uma trail run alguns acessórios para corrida de montanha são indispensáveis e favorecem bastante o desempenho. Dessa maneira, listamos aqueles são os mais importantes.

Veja abaixo os acessórios para corrida de montanha que não podem faltar no seu kit prova.

Acessórios para corrida de montanha

1) Tênis  

Os tênis devem ser, antes de tudo, confortáveis, como para qualquer outra modalidade. Como o atleta vai enfrentar terrenos irregulares, é importante que ele possua traves, mas que não seja muito alto para não torcer o pé. Além disso, precisa ser leve e de um material que não seja impermeável, pois pode ser que em alguma prova seja necessário passar por água e quanto mais leve for, menos incômodo gerará. Não sendo impermeável a água escoa do pé com mais facilidade.

Confira também: 6 benefícios da corrida

2) Mochila de hidratação

A mochila de hidratação é um item fundamental e por isso é ideal que experimente antes, para ter certeza de que é confortável. O tamanho vai variar de acordo com o percurso. Para longas distâncias é aconselhável carregar mais água para não correr o risco de ficar sem. Além, disso, algumas possuem compartimentos que podem ser utilizados para armazenar géis de carboidrato e alimentos.

3) Meia compressora

As meias mais adequadas são aquelas mais compridas que chegam até o joelho, pois assim elas protegem a paturrilha e ajudam a evitar cãimbras durante o treino ou a prova. Elas proporcionam retorno venoso e favorecem a circulação sanguínea nos pés. Além disso, elas também ajudam a evitar que galhos pequenos e sujeiras entrem no tênis podendo gerar cãimbra.

4) “Trekking poles”

Os trekking poles são os famoso bastões de trekking. Eles são indicados para longas distâncias e percursos com elevada altimetria. Eles ajudam a manter o equilíbrio e a poupar a coluna e os joelhos em corridas longas.

5) Apito ou kit médico

Esse é aquele acessório que nenhum corredor pretende utilizar, mas é muito importante que carregue. Pode ocorrer de o atleta se perder na trilha ou acontecer um acidente no percurso, por isso, um apito pode ajudar a ser localizado. Além disso, um kit com gaze, bandagens e pomadas também pode ajudar em caso de acidente.

6) Alimento

Este é um item bastante importante também. Como as corridas são em trilhas, geralmente o ponto comercial mais próximo é bem longe. Por isso, carregar gel de carboidrato, barrinhas de proteína, frutas secas e sanduíches leves podem ajudar para manter a energia sempre alta.

7) Buff e viseiras

As bandanas, conhecidas entre os corredores como buff, são bem versáteis. Elas podem ser usadas no pescoço quando estiver muito frio, na cabeça para prender o cabelo ou mesmo no rosto como proteção. Já as viseiras ajudam em treinos e provas muito ensolarados.

Se você gosta de realizar atividades físicas ao ar livre, aqui vai nossa dica.