Treinos, distâncias mais comuns e provas: veja tudo sobre corrida de rua

A corrida de rua já é o segundo esporte mais praticado no Brasil, perde apenas para o futebol. De acordo com dados divulgados no início deste ano, existem mais de 4 milhões de adeptos deste esporte no país, e registrou um aumento de 200% em 10 anos. Saiba tudo sobre corrida de rua e porque esse esporte está fazendo sucesso na cabeça dos brasileiros!

Mais de 4 milhões de praticantes de corrida de rua no Brasil

Isso mostra que cada vez mais as pessoas estão optando por uma vida mais saudável, buscando na corrida uma forma de sair do sedentarismo, por exemplo.

Por ser um esporte barato, prático e de fácil acesso, muitos optam por essa modalidade. Parece simples colocar uma roupa confortável, um tênis no pé e sair correndo. No entanto, essa atividade envolve várias outras questões e é importante saber tudo sobre corrida de rua antes de começar a correr.

Dessa forma, separamos alguns algumas dicas para momentos que fazem parte da vida de um corredor para orientar quem está começando ou aqueles que ainda possuem dúvidas.

Tudo sobre corrida de rua: do tênis aos treinos

1) Tênis

Quem está começando na corrida precisa passar por alguns passos mais básicos, como avaliação física, escolha do tênis e planejamento dos treinos. É fundamental para que não aconteça nenhum imprevisto, como lesões, acompanhar as etapas de cada esporte e respeitar os limites do corpo. Por isso, ver algumas dicas para corredores inciantes pode ajudar antes de dar a largada.

2) Treinos para corrida de rua

Manter uma frequência de treinos e variar o estímulo vai ajudar o corredor a melhorar o desempenho em uma prova. Acompanhar uma planilha é uma ótima opção para que tem um objetivo específico, como correr uma meia maratona ou uma maratona. Por isso, conhecer os diferentes treinos de corrida pode ajudar na preparação.

3) Qual a distância média em uma corrida de rua?

Existem provas de várias distâncias, ela variam muito do local onde acontecem. O mais comum é uma pessoa começar fazendo provas de distâncias menores, como 5k, para o corpo se acostumar e ela também se conhecer durante esses desafios. É natural que aconteça a evolução na corrida: quanto mais um corredor corre, mais ele quer correr.  Por isso, uma boa dica é se desafiar aos poucos em distâncias maiores, como as de 10k.

As meias maratonas, que são 21k, requerem preparação mais cuidadosa, com bastante fortalecimento para evitar lesões. Da mesma maneira, a maratona (42k) também demanda bastante tempo de treino e dedicação.

4) Como preparar sua alimentação para uma corrida de rua

Cada corpo responde de uma forma aos alimentos. No entanto, o ideal é que se faça uma refeição leve antes da corrida, cerca de 30 minutos, que contenha carboidrato. Para longas distâncias a ingestão dessa fonte energética também é muito importante. A cada uma hora correndo, em média, ingira um alimento que contenha carboidrato para repor as energias, os carboidratos em gel são práticos e ótimas opções. A proteína também deve ser incluída nos dias de treino ou prova, já que ela ajuda na reconstrução muscular. Alguns alimentos devem ser evitados no dia que antecede a prova, para não prejudicar seu desempenho, como os ricos em gorduras e fibras.

A hidratação também não pode faltar em nenhum momento.

5) Conheça as provas de corrida de rua

Agora que já sabe tudo sobre corrida de rua e já está treinado, é só escolher qual prova fazer. Participar de competições é uma ótima chance de superar os limites. Aproveitar a energia dos outros corredores que estão ali com o mesmo propósito ajuda a atingir objetivos maiores.

O calendário de corridas de rua em Juiz de Fora traz provas até novembro. É só ficar de olho nas datas de inscrições.