Quais os benefícios do spinning para o corpo? Conheça 7 deles

Os benefícios do spinning para o corpo são inúmeros, começando pela alta queima calórica. Em uma aula de 60 minutos é possível perder até 570 calorias. O spinning ou bike indoor é uma das atividades aeróbicas mais completas, promove emagrecimento rápido e tonifica os músculos. Veja nesse conteúdo quais os benefícios do spinning para o corpo!

Essa modalidade de ginástica é realizada em grupo e simula um treinamento de ciclismo, com o uso de bicicletas estacionárias e música. Durante as aulas, os alunos podem mudar a posição, a velocidade e o peso da carga várias vezes no aparelho. Como possui baixo impacto, o spinning pode ser realizado por pessoas de qualquer idade.

História do spinning

O spinning foi criado por um sul-africano chamado Johnathan Goldberg. Ciclista e fisiculturista, ele trocou a África do Sul pela Califórnia em 1979. Ele queria ser o primeiro ciclista a concluir a maratona que cruza os Estados Unidos de ponta a ponta, o Race Across America, em menos de oito dias. Eram 22 horas por dia pedalando entre montanhas e desertos, exposto ao sol e à chuva, para completar os 5 mil km que separam a Califórnia de Nova York.

Para o preparo, Goldberg pedalava entre 1.100 km e 1.300 km por semana. Chegou a pedalar 24 horas sem parar e quase sofreu um acidente. A combinação do perigo causado pelo cansaço e o pouco tempo que ficava com sua família, o fez construir uma bicicleta estacionária que simulasse as condições enfrentadas nos desafios e, ao mesmo tempo, pudesse ficar em casa com a mulher grávida.

Goldberg conseguiu alcançar mais que seu objetivo inicial. Além de cruzar os Estados Unidos em oito dias, ele criou o spinning. De obra caseira, o spinning virou negócio em 1989, quando Goldberg abriu sua primeira academia de ginástica.

Benefícios do spinning para o corpo

Abaixo, listamos sete motivos pelos quais você deve começar hoje mesmo a frequentar as aulas de bike indoor. Seu corpo e sua saúde irão agradecer!

– Contribui para melhora do sistema cardíaco e respiratório;

– Ajuda no controle de peso;

– Diminui o colesterol;

– Ajuda a diminuir a quantidade de glicose no sangue;

– Fortalece as pernas, bumbum e abdômen;

– Construção de tônus musculares;

– Alivia o estresse.

O spinning colabora até mesmo para o alívio de dores de cabeça. Ao pedalar, o corpo produz serotonina, neurotransmissor que leva a sensação de bem-estar ao organismo, e endorfina. Esses hormônios agem como uma morfina natural e contribui para o combate às dores.

Potencialize os resultados do spinning

Utilize sapatilhas especiais. Essas sapatilhas têm solado duro, o que evita desperdício de energia, já que a força da sua perna vai direto para o pedal, não se perdendo no solado.

Vista uma bermuda acolchoada nas partes íntimas. Isso evita que seu bumbum fique doendo.

Procura manter o seu organismo hidratado. Tenha sempre uma garrafinha de água com você.

Leve uma toalha. Durante as aulas, você irá transpirar bastante. Deixe uma toalhinha pendurada na bicicleta para secar as mãos – mão molhadas podem fazer com que você escorregue no guidão.

Regule a altura do banco da bicicleta.

Verifique a distância entre o banco e o guidão. A distância deve ser o tamanho do seu antebraço

Ajuste a altura do guidão. Ele deve ser um pouco mais alto que o banco da bicicleta.

– Cerca de 30 minutos antes da aula, tome um copo de suco de fruta ou coma uma fruta. Depois, procure comer algum alimento rico em proteínas.

Dica extra: durante as aulas, use um frequencímetro. Esse aparelho mede a frequência cardíaca, assim, o professor consegue saber qual a frequência ideal para cada aluno, o que melhora os efeitos do exercício.  Se o seu objetivo é emagrecer, a atividade física deve ser praticada com o coração trabalhando entre 65% e 75% de sua frequência cardíaca. Por exemplo, se você tem 25 anos, sua frequência cardíaca mínima para promover a queima de gordura é de 127 e a máxima é de 146. Neste post te ensinamos mais detalhadamente a como monitorar a intensidade do treino.

Se você está adiando o início da prática de exercícios físicos por falta de tempo, o spinning é perfeito para você já que cabe na sua rotina. Na Dynamo, as aulas de bike indoor tem duração de 50 minutos e são ofertadas em todos os turnos, basta você escolher o horário que mais se adeque a sua rotina. A indicação é que a atividade seja realizada entre duas e três vezes por semana. Marque agora a sua aula experimental!