Conheça os melhores exercícios físicos para crianças

As crianças precisam se movimentar, brincar e se divertir para aproveitar ao máximo a infância. E faz parte desse desenvolvimento a prática de atividades físicas. Além de afastar o risco de obesidade, os exercícios físicos para crianças estimulam a coordenação motora, favorecem o crescimento e ajudam no desenvolvimento intelectual (conheça nosso Dynamo Kids). As crianças que aprendem a praticar exercício desde cedo são mais altas, possuem menos chances de se tornarem adultos sedentários, têm menos risco de problemas cardíacos, possuem mais autoestima e são mais felizes.

A facilidade com que as crianças demonstram o que sentem durante as aulas também ajuda os pais e professores a compreender suas frustrações, facilitando o trato diário. Mas, quais esportes são os mais indicados para elas?

Os melhores exercícios para praticar na infância são os que produzem algum impacto porque assim há um melhor desenvolvimento ósseo, o que reduz o risco de osteoporose na vida adulta.

 

Exercícios físicos para crianças

Dynamo Funcional Kids: O Dynamo Funcional KIDS é o único programa de Juiz de Fora focado e direcionado para crianças. O estúdio funcional para crianças aceita até 6 crianças por turma, acompanhadas por 2 profissionais de Educação Física, com duração em torno de 40 minutos e que trabalham através da ludicidade, o foco no desenvolvimento motor e social. Habilidades como coordenação motora, equilíbrio, força, flexibilidade são treinadas em todas as aulas. Estúdio totalmente montado para as crianças!

Corrida: Fortalece os ossos e queima caloria. É um dos melhores exercícios para o corpo e para as pernas, em particular. No entanto, os pequenos não costumam ter muito interesse por esse esporte. Então, caso tenham um cachorro como animal de estimação, convide as crianças para levarem ele para passear – será diversão na certa!

Futebol: A paixão nacional é um ótimo exercício para fortalecer os ossos das pernas. A atividade estimula a velocidade, melhora a respiração, fortalece o senso de equipe, aumenta a oxigenação do sangue e contribui para o aprimoramento da capacidade motora e visão periférica. Você pode ter certeza que será muito fácil convencer os pequenos a praticar o esporte. O que não vai faltar são amigos para incentivar!

Basquete e handebol: O quique da bola ajuda a fortalecer os ossos dos braços. Por serem jogados em grupo, estimulam a sociabilidade das crianças, além de reforçarem conceitos de solidariedade, disciplina, estratégia e trabalho em equipe. Os esportes ajudam a desenvolver a capacidade muscular e a coordenação motora física e visual.

Ballet: Ideal para melhorar a postura e aumentar a flexibilidade dos músculos e articulações, favorecendo um corpo esbelto e alongado. Essa atividade ainda estimula a coordenação motora física e visual, a criatividade e incentiva a capacidade de expressão corporal.

Ginástica artística, dança e yoga: Essas atividades têm muito impacto, fortalecendo os ossos. Outro benefício é a flexibilidade. Exercícios de dobrar e esticar ajudam os pequenos a se tornarem mais ágeis e flexíveis, o que permite boa postura e evita ainda limitações na articulação ou dores causadas por rigidez e restrição muscular.

Judô e Karatê: Ensina a respeitar regras e a controlar bem os movimentos. Como tem bom impacto é ótimo para fortalecer os ossos e estimular o crescimento. É uma boa dica para desenvolver a resistência física e a concentração a partir de movimentos livres, como correr e pular. Além disso, o exercício é benéfico também para melhorar a respiração.

Jiu-jitsu: Devido ao toque físico, a proximidade com os outros e a necessidade de olhar nos olhos do parceiro durante os treinos, a criança fica mais autoconfiante e menos tímida.

Bicicleta: Andar de bicicleta é uma excelente atividade física que pode ser feita em família. Para motivar os seus filhos, crie um “bicla paper” – faça um roteiro dos locais onde devem passar no bairro e atribua pontos a quem os descobrir mais depressa. Tanto pode ser a farmácia, como um museu ou até o café onde vão todos os dias. O objetivo é premiar quem, sobre duas rodas, identificar mais depressa os espaços que fazem parte do itinerário.

Natação: Melhora a respiração e o condicionamento cardiovascular. As crianças também ficam com os músculos mais firmes, principalmente dos braços e das pernas. Como a pratica é muito intensa faz com que seu filho durma melhor.

Leve brinquedos para o parque

A maioria das crianças gosta de ir ao parque onde normalmente se divertem com os escorregadores e os balanços. Aproveite esse momento para estimular um pouco mais o exercício físico: leve uma bola ou uma corda, assim, eles vão se divertir se exercitando. A criançada vai adorar!  

Outra forma de despertar nas crianças o prazer pela atividade física desde cedo é se movimentando com elas. Faça exercícios com seus filhos.

Atividades indicadas para cada faixa etária

Você tem o hábito de levar seus filhos ao parque e os incentiva a praticar esportes? Quais atividades eles gostam mais? Conte para a gente nos comentários.