Aula de dança para crianças

Tem atividade mais gostosa do que dançar, sentir as batidas da música, deixar seu corpo livre e curtir a melodia? Definitivamente não. Mostre ao seu filho os encantos de se movimentar, ajudando-o a reconhecer seu corpo, suas possibilidades e limitações espaciais. A aula de dança para crianças proporciona que elas sejam inseridas na cultura, facilita a socialização delas e contribui para o relaxamento muscular e psicológico de cada uma.

São diversos os benefícios emocionais, sociais e culturais. A dança irá ajudar seu filho a explorar seus sentimentos e adquirir maior autoconfiança, vai ensiná-lo a ter mais tolerância e apreço pelo outro e irá fomentar o interesse dele por outras culturas. Por exemplo, ao estudar formas de dança que se originam em outros países, seu filho adquire compreensão histórica de outros povos. Para conhecer melhor a importância da dança nos processos de ensino aprendizagem, veja essa matéria do site Brasil Escola.  

Como funciona a aula de dança para crianças

Geralmente, as aulas de dança para crianças centram-se na criatividade e nas possibilidades de movimento. Para facilitar o aprendizado e despertar o interesse e a motivação dos alunos, é utilizada uma grande variedade de material didático, como bolas de diferentes tamanhos, arcos, lenços, flores, fantasias, cordas, elásticos, panos, jogos teatrais e instrumentos musicais. Esses materiais, além de ajudar no desenvolvimento psicomotor, desperta a curiosidade e atenção das crianças pelas atividades.

Alguns dos aspectos explorados nessas aulas são os elementos e a energia. Elementos que envolvem o corpo no tempo e no espaço, no qual as crianças aprendem a usar esses elementos para expressar-se artisticamente. Também é explorada a anatomia e o alinhamento. O corpo é o instrumento da dança que deve ser mantido em perfeita sintonia. Portanto, aprende-se a organizar e alinhar o corpo afim de que possa mover-se de maneira eficiente e saudável. Além disso, as crianças aprendem a fazer escolhas de movimento estético para coreografar com forma, estrutura e significado, trabalhando a criatividade.

Aula de dança para crianças - ballet
Aula de dança para crianças – ballet

A dança desenvolve estímulos como:

Tátil – sentir os movimentos e seus benefícios para o corpo;

Visual – ver os movimentos e transformá-los em atos;

Auditivo – ouvir a música e dominar o seu ritmo;

Afetivo – emoções e sentimentos transpostos na coreografia;

Cognitivo – raciocínio, ritmo, coordenação;

Motor – esquema corporal, coordenação motora associada ao equilíbrio e flexibilidade.

Qual é o melhor estilo?

Não importa o estilo, o importante é que seu filho tenha uma experiência agradável e bem movimentada, que explore as suas habilidades individuais através de experiências de aprendizagem.

Jogos teatrais

Os jogos teatrais são uma ótima maneira de desenvolver a relação da criança com o próprio corpo, com o corpo do outro, com o espaço e objetos. São jogos de construção em que a consciência é trabalhada de forma gradativa em direção à articulação da linguagem artística teatral. Desta forma é possível atingir objetivos relacionados ao ensino da dança sem que a criança passe por exercícios repetitivos e inadequados ao desenvolvimento psicomotor.

Aula de dança para crianças - teatrais
Aula de dança para crianças – teatrais

Zumba Kids

Atualmente, existe até aulas de zumba voltadas para as crianças. As aulas de Zumba Kids oferecem rotinas direcionadas especialmente para as crianças, com base nas coreografias originais de Zumba. Os passos foram divididos e foram adicionados jogos, atividades e elementos de exploração cultural na estrutura da aula. As turmas são divididas em grupos de 4 a 6 anos e de 7 a 11 anos.

As aulas de zumba para crianças ajudam a desenvolver um estilo de vida saudável e a incorporar a dança como uma parte natural da vida delas, transformando tudo em diversão. A aulas incorporam elementos importantes do desenvolvimento da infância, como liderança, respeito, trabalho em equipe, confiança, autoestima, memória, criatividade, coordenação, equilíbrio e consciência cultural.

Aula de dança para crianças na Dynamo

A modalidade de dança na Dynamo para crianças é dividida em 3 turmas:


Baby Class

Aulas com até 8 crianças, com faixa etária de 3 a 6 anos, que tem como objetivo proporcionar experiências de movimento geradas pela dança. A duração é aproximadamente de 40 minutos e realizada 2 vezes por semana.


Dança Livre

Aulas com até 12 crianças, com faixa etária de 8 a 14 anos, que tem como objetivo liberdade dos movimentos, com a criança tendo autonomia para a construção de seu próprio repertório. A duração é aproximadamente de 40 minutos e realizada 2 vezes por semana.


Dança criativa

Com até 12 crianças, com faixa etária de 6 a 10 anos, que tem como objetivo explorar a criatividade na elaboração de movimentos e expressão corporal. A duração é aproximadamente de 40 minutos e realizada 2 vezes por semana.

Está esperando o quê para matricular seu filho em uma aula de dança para crianças? Qualquer dúvida que tiver em relação aos exercícios para crianças, comenta aqui embaixo que a Dynamo te ajuda a esclarecer!