Como melhorar a postura das costas: guia completo para ter esse benefício

Manter a postura correta traz inúmeros benefícios. Além de aliviar problemas comuns, como dores nas costas, de cabeça e fadiga, ter uma boa postura te deixa mais elegante e até mesmo pode reduzir a sua barriga. Por isso, trouxemos algumas dicas simples de como melhorar a postura das costas que vão desde mudanças de hábitos até exercícios. Vamos lá?

Melhorar a Postura das costas com exercícios

Existem alguns exercícios físicos que ajudam a melhorar a postura das costas. A prática durante a semana pode ajudar muito na sua produtividade. Listamos as principais atividades físicas que ajudam nesse processo:

Pilates

O pilates vem crescendo cada vez mais nas academias. A prática dessa atividade estimula os músculos das costas e também cria uma consciência corporal para as pessoas, o que faz elas alinharem mais a coluna. Não é atoa que é um dos exercícios mais recomendados para melhorar a postura e após algumas aulas você já consegue notar uma diferença.

Musculação

Muitas pessoas buscam academias para a perda de peso, ter um estilo de vida mais saudável ou então até para ter uma melhora na performance esportiva. A verdade é que exercícios em academia ajudam muito para melhorar a postura das costas.

Converse com o seu personal para passar alguns exercícios que fortalecem a musculatura das costas no intuito de melhorar a postura. Veja com atenção a forma de executar o exercício para fazer na posição correta e não evitar problemas.

Yoga

A Yoga além de trabalhar o corpo nos exercícios também trabalha a mente nas meditações. Em ambas modalidades estar com a postura correta é essencial e seu instrutor sempre irá te cobrar isso. Além disso existem exercícios específicos que são para melhorar a postura das costas e também estimula o uso da respiração correta.

Hábitos que melhoram sua postura

Inserir esses hábitos na sua rotina irá melhorar a postura das suas costas. Você pode aplicar em casa ou então alguns até no trabalho para ter um resultado melhor:

  • Imagine uma corda. Visualize uma corda no topo da sua cabeça puxando você em direção ao teto. Técnicas de visualização como esta podem orientar o seu senso de posição de forma eficaz.

 

  • Ande com um livro na cabeça. Em casa, tente andar equilibrando um livro sobre a sua cabeça. Realizando esse treinamento em casa, quando estiver na rua, você seguirá o instinto de andar com a postura ereta.

 

  • Cole uma fita crepe nas costas. Peça alguém para marcar com uma fita crepe um X nas suas costas que vai de um ombro até o quadril oposto. Em seguida, faça uma linha reta com a fita de um ombro até o outro, fechando a parte superior do X. Mantenha isso nas costas durante o dia para ajudar a treinar a posição das costas. Isso funciona muito bem se você manter os ombros para trás antes de pregar a fita.

 

Como melhorar a postura das costas sentado

 

Para evitar criar uma corcunda nas costas também é preciso se policiar quando estiver sentado, principalmente se você trabalha por longas horas nesta posição.  Fizemos uma lista com as melhores dicas para esses casos:

  1. Use uma boa cadeira. De preferência, adquira uma cadeira ergonomicamente projetada para a sua altura e peso. Caso não seja possível, use uma pequena almofada para apoiar a lombar.
  2. Seus braços devem ficar flexionados, e não esticados. Por isso, aproxime a cadeira da mesa. Tente manter os cotovelos em um ângulo de 75 a 90 graus. Se eles estiverem muito esticados, você está sentado muito para trás. Se eles formam um ângulo de mais de 90 graus, ou você está sentado muito perto da mesa, ou o seu corpo está deslizando na cadeira.
  3. Vigie a postura. Mantenha os ombros em linha reta e quadrado, a cabeça na posição vertical e o pescoço, costas e calcanhares alinhados.
  4. Mantenha os pés no chão. Casos seus pés não alcancem o chão, utilize um apoio para os pés. Evite cruzar as pernas.
  5. Levante-se a cada meia hora. Caminhe um pouco para esticar as pernas, as costas e os braços. Se possível, faça rápidos exercícios de alongamento no pescoço entre uma pausa e outra. Neste post do site Tua Saúde, você aprende alguns alongamentos para fazer no trabalho.

 

Melhorar a postura na hora de dormir

Na hora de dormir também é possível melhorar a postura para acordar bem disposto para um dia produtivo. Separamos as melhores dicas para aplicar na hora de dormir:

  • Use um colchão mais firme. Esse tipo de colchão ajuda a dar o apoio adequado para as costas.

 

  • Durma de barriga para cima. Essa posição vai ajudar a manter os seus ombros retos e, geralmente, é mais confortável para as costas do que dormir de bruços.

 

  • Coloque um travesseiro pequeno entre os joelhos, se você prefere dormir de lado. O travesseiro irá ajudar a manter a sua coluna alinhada e reta.

 

  • Não exagere na altura dos travesseiros. A sua cabeça pode curvar em uma posição não natural, o que irá prejudicar a sua postura e você vai acordar sentindo o corpo rígido, dolorido e com a sensação de que dormiu mal.

 

Ajustou a postura quando leu esse artigo?

Provavelmente com essas dicas você já deve ter melhorado a postura para se sentir melhor ou então diminuir as dores nas costas.

O importante é adicionar na sua rotina essas práticas e exercícios para melhorar a longo prazo na sua vida.

Neste post, damos outras dicas e mostramos algumas atividades físicas que ajudam a melhorar a postura.

E como você cuida da sua coluna? Conte para nós nos comentários.