*Por Dra Tayrine Marrazzo

Todo mundo sabe que manter uma boa alimentação é importante para o equilíbrio de nosso organismo. Mas você sabe como isso pode influenciar na saúde da sua pele?

A pele é o maior órgão do corpo humano. Tem a função de proteção, barreira contra danos mecânicos, micro-organismos e regula a temperatura do corpo. Ela é composta essencialmente por colágeno e elastina, proteínas que fazem parte da sua estruturação. E para mantê-la com aspecto saudável, com boa elasticidade, firme e hidratada, não bastam apenas os cuidados externos com cosméticos. Para que as fibras de colágeno e elastina sejam formadas, a atenção com a alimentação é fundamental.

Algumas dicas para manter sua pele sempre saudável:

1- Beba bastante água

Nosso organismo é composto por mais de 60% de água. Importante para o bom funcionamento dos órgãos, bem como manter nossa pele sempre hidratada e com aspecto saudável. Você deve ingerir no mínimo 2 litros de água por dia.

2- Consuma alimentos que contenham vitamina A, C e E

Essas vitaminas ajudam na recuperação e produção das fibras de colágeno e elastina.  Possuem também ação antioxidante, combatendo os radicais livres e auxiliando na renovação celular. Isso permite a troca da pele sem vida por uma mais sadia e com boa aparência. Alimentos como ovos, peixes, oleaginosas, laranja, limão, cereais, legumes e verduras diversas devem estar presentes na sua alimentação.

3- Mantenha seu intestino funcionando bem

Não basta apenas consumir bons nutrientes como mencionado no item acima. É necessário garantir uma boa absorção pelo organismo e é no intestino que isso ocorre. Consuma mais alimentos ricos em fibras como aveia, frutas e grãos integrais.

4- Faça atividade física regularmente

Não podemos deixar de fora a importância da atividade física aliada a uma boa alimentação. Ela aumenta o fluxo arterial e o aporte de nutrientes e oxigênio para os tecidos, inclusive a pele. Os sistemas venoso e linfático aumentam a velocidade de drenagem, eliminando toxinas e diminuindo a retenção de líquido, o que reflete na pele, deixando-a mais corada e hidratada.

5 – Faça suplementação, quando necessário

Alguns estudos mostram que complementar a dieta com suplementos à base de vitaminas, betacaroteno e ômega-3, por exemplo, pode ajudar a proteger a pele contra os danos causados pela radiação UV (raios solares). Procure seu médico ou nutricionista para saber as doses mais indicadas para seu caso.

Se você já segue todas essas dicas, então é hora de se preocupar com os cuidados externos. Utilizar diariamente um bom filtro solar, com alto fator de proteção é essencial para proteger sua pele, evitar o aparecimento de manchas e o envelhecimento precoce.

Cuide de seu maior patrimônio: você! Sua pele e seu corpo agradecem.

*Dra Tayrine Marrazzo – Médica Dermatologista – CRMMG – 60080