A necessidade das brincadeiras na vida das crianças!

* Por Jordana Oliveira

As crianças precisam de atividades físicas para se manterem saudáveis e fortes. A pliometria –  forma de exercício que busca a máxima utilização dos músculos em movimentos rápidos e de explosão – habilita as crianças a desenvolverem a velocidade, força, equilíbrio e coordenação. O American College of Sports Medicine afirma que “treinamento de pliometria é uma forma segura, benéfica e muita divertida para as crianças”. 

Conheça algumas atividades utilizadas num programa funcional voltado para crianças:

  • Hopscotch: é a nossa famosa amarelinha. Pode fazer conforme você escolhe – como, junto com um objeto que você joga, saltando aquele local e teria que pegá-lo. Pode-se jogar com amigos e em qualquer lugar.

amarelinha

  • Jump Rope: uma atividade super divertida que é pular corda. Quando junto com esta atividade colocamos rimas, músicas e ou algum estímulo para que as crianças fiquem mais tempo, se torna mais prazeroso.

corda

  • Simon Says: Você pode virar o jogo de Simon Says em uma atividade de pliometria. “Simon” deve dar demandas como “tocar o nariz, enquanto pula em um pé” ou “tocar em seus ouvidos enquanto pula com os dois pés.” “Simon” também pode instruir a saltar com os dois pés de um ponto para o outro, ou fazer 10 polichinelos.

simon says

  • Drop Jump: Estabelecem quatro pontos coloridos em forma de um quadrado. Instrua a criança a saltar para a frente, para trás e para os lados usando os dois pés, de uma cor para outra. Você também pode colocar os pontos em uma linha reta ou curva de um lado da sala até o outro. A criança deve saltar sobre os dois pés de um ponto para o outro percorrendo todo o caminho traçado.

Estes são alguns dos exercícios que oferecemos em nosso Programa Dynamo Funcional Kids.

Lembre-se: o corpo necessita de movimentos, o ser humano necessita de interação, socialização, precisa manipular e experimentar. A infância é o período onde as descobertas acontecem! Cada vez mais as crianças estão deixando de vivenciar estes movimentos.

Marque uma aula experimental e conheça o programa onde as crianças se exercitam brincando.
* Jordana Oliveira
Bacharel em Educação Física – Cref 017328-G/MG
Professora na Academia Dynamo como Personal Trainer e Pilates. Uma das responsável pelo projeto Dynamo Funcional Kids.
Especialização em Atividades Acquaticas Internacionais, Natação para Bebê, Especialização em Musculação e Treinamento Funcional, Pilates com Andrea Mello.
jordana@dynamofc.com.br