**Por: Jordana Cristina de Oliveira
Hoje falaremos um pouco sobre endometriose e pilates.
O método Pilates foi desenvolvido pelo Alemão Joseph Hubertus Pilates, com base em um conceito denominado Contrologia, que nada mais é que o desenvolvimento do corpo uniforme, corrigindo as posturas erradas, restaurando sua vitalidade física, revigorando a mente e elevando o espírito.

Este método veio com fins terapêuticos, preventivo e orientado e aplicava-se em pessoas que apresentavam alguma patologia. Joseph Pilates utilizou nele mesmo, pois sofria de raquitismo, asma e febre reumática. O mesmo pode comprovar que o método aumentava sua imunidade. Desta forma, aplicou em outras pessoas, obtendo a confirmação de que todas em quem utilizou o método, não foram afetadas pela epidemia de influenza, que matou milhares de ingleses (Primeira Guerra Mundial)*.
Podemos comprovar que este público teve o privilegio de desfrutar de uma atividade que liberou uma substância que atua diretamente sobre o cérebro, produzindo uma sensação de bem estar e relaxamento imediato. Nada mais é que a endorfina, santo remédio natural para combater o estresse, que é um vilão para qualquer patologia e principalmente em pacientes com endometriose.
Endometriose
Segundo Mauricio Abrao, professor associado do departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), ex-presidente da Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia minimamente Invasiva (SBE) e presidente do próximo Congresso Mundial da Endometriose, o estresse principalmente nas mulheres, pode alterar o funcionamento hormonal. “Em cada pico de estresse, há um pico de adrenalina e, consequentemente, um estímulo hormonal inadequado, gerando al
terações inadequadas”, explicou.
Para controlar e tratar precisamos liberar o hormônio endorfina, que vai ajudar a regularizar estas taxas hormonais.
O Pilates Dynamo, por ser uma atividade dinâmica com um formato circuito, sem descanso, utiliza os aparelhos do Pilates (Reformer, Wall, Cadeira, Parede de Molas), torre de musculação – composta pelos principais exercícios, além da plataforma vibratória, exercícios solo e com acessórios.
Por que equilibrar ?
Um dos objetivos é trazer todo equilíbrio muscular, hormonal e mental liberando o que tanto precisamos para que estas pacientes possam atingir o bem estar, aumentando sua imunidade, agregando resultados ao tratamento médico. Vale ressaltar que a atividade é indicada tanto para as mulheres que já estão com o quadro endometriose quanto para prevenção.
ATIVIDADE FÍSICA É O TRATAMENTO EFICAZ.
* Fonte: Revista Pilates – Biografia de Josemara Pilates.

**Por: Jordana Cristina de Oliveira – Professora com especialização em Pilates na Academia Dynamo, Especialização em Treinamento Funcional e Resistido e Personal Trainer domiciliar.