*Por Rodrigo Soares

O Crossfit é uma das modalidades que mais cresce no mundo e muitos paradigmas precisam ser quebrados. Muito se fala que “Crossfit lesiona” e não podemos dizer que essa afirmação está errada. Assim como também está correto dizer que a corrida lesiona, o futebol lesiona, a musculação lesiona e acredite, até o Pilates lesiona. Então, vamos com calma!!! Precisamos nos embasar para fazer determinadas afirmações. O que vou mostrar, ou melhor, provar para vocês é que o Crossfit lesiona muito menos do que se imagina.

Em um estudo publicado no The Orthopaedic Journal of Sports Medicine em 2018, os pesquisadores acompanharam por 4 anos os praticantes de Crossfit. E sabem o que eles concluíram? A taxa de lesão na modalidade é de 2 a 3,5 lesões para cada mil horas de prática. Para se ter uma ideia, essa taxa na corrida varia de 2,3 a 33. Já na ginástica é de 5,45 e, no futebol, é de 9,6 lesões para cada mil horas praticadas. Ou seja, segundo esse estudo, o Crossfit lesiona menos que a corrida, a ginástica e o futebol. Outros estudos corroboram com essa conclusão, quebrando o mito de que “Crossfit lesiona”.

Então, por que muitas pessoas têm tanto medo da modalidade? Na minha análise, alguns fatores explicam esse fenômeno.

  • Um deles é o crescimento acelerado da modalidade sem que profissionais capacitados tenham sido formados adequadamente para acompanhar esse crescimento. Obviamente, quando se tem muitos praticantes, em qualquer modalidade, sem uma orientação adequada, o risco de lesão aumenta.
  • Outro fator que julgo importante citar, é que o Crossfit é uma modalidade com uma “pegada” competitiva. E é aí que mora o perigo, porque se o praticante não respeitar seus limites, vai acabar exagerando nas cargas e se lesionando. Então, é fundamental cada praticante saber qual é o seu limite e respeitá-lo, sem se preocupar em pegar mais peso que os demais praticantes, somente por uma questão de autoafirmação.

Um dia, já fui um crítico da modalidade e depois de conhecer e entender melhor o Crossfit, me tornei um praticante. Garanto que é uma modalidade segura, desde que bem orientada e limite de cada um seja respeitado. É uma excelente forma de se condicionar, você vai se surpreender.

Se tiver interesse, temos um Box de Crossfit na Dynamo, em parceria com a Crossfit Juiz de Fora. Venha fazer parte dessa tribo de crossfiteiros!!!

*Rodrigo Soares – Crefito 4 42188