* Escrito por prof&nutri @santiagotpaes

A qualidade de vida está diretamente associada à nossa saúde! E, diga-se de passagem, é comum sentirmos mais dispostos alguns dias e, outros, nem tanto!
Sempre costumo dizer em minhas palestras que o primeiro passo para resolvermos um problema é, primeiramente, defini-lo! Então vamos lá. Como adquirir saúde e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida?

Vamos definir o que é saúde primeiro? Diferentemente do que alguns pensam, saúde não é a ausência de doenças e, sim, o bem-estar físico, psicológico e social! Portanto, a qualidade de vida está diretamente associada a esses 3 principais componentes!

Em dias que produzimos muito e não descansamos adequadamente, é comum sentirmos um pouco cansados e indispostos. Ao passo que, ao descansarmos adequadamente, conseguimos melhorar nosso bem-estar e o ciclo se mantém!

Agora que você compreendeu que não deve se frustrar por ter dias cansativos. Ou, então, levá-los em consideração na hora de avaliar sua qualidade de vida. Somente nesses momentos, eu irei relatar quais são os 2 principais moduladores da qualidade de vida diária!

Por incrível que pareça, a alimentação e a prática de exercícios físicos são considerados os 2 principais agentes capazes de promover os maiores benefícios quanto a qualidade de vida! Fisicamente, a melhora do metabolismo, a capacidade de resistir a fadiga, o aumento da força, massa e funcionalidade muscular e interação entre cérebro e sistema músculo-articular são pilares para a melhora e manutenção da qualidade de vida! Adicionalmente, a alimentação é capaz de modular a atividade hormonal, intestinal e nutricional que seu corpo precisa para manter as funções vitais!
Todos eles juntos contribuem para a plenitude social, ou seja, estar bem consigo mesmo e com as pessoas que nos cercam!

O tema é amplo e abrangente. Mas, se eu fosse te dar um conselho, seria: pegue leve com você mesmo, treine de acordo com sua capacidade física e coma de maneira saudável. Lembre-se que não existe comida que engorda e, sim, um equilíbrio entre os alimentos consumidos diariamente! Sem pressão e culpa, viva um dia de cada vez! E, sempre que tiver dúvidas, procure auxílio profissional.

O seu bem-estar é o objetivo de qualquer profissional de saúde! E isso a Dynamo pode lhe ajudar! Força, você é mais forte do que imagina.

*Santiago Paes cref 25568 G/MG

Prof. Ms. Santiago Tavares Paes/MG
Professor de educação física pela UFJF
Nutricionista pela Unipac/JF
Doutorando em Educação Física pela UFJF/UFV
Professor substituto FAEFID/UFJF
Pós-graduado em Atividade Física na saúde e reabilitação cardíaca pela UFJF
Pós- graduado em Ciências do Treinamento Desportivo pela UFJF.

  • Crédito foto: <a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/background”>Background photo created by schantalao – www.freepik.com</a>