Certamente, ao escolher uma academia de ginástica para realizar a prática de exercícios físicos, você deve ter conhecido os espaços que ela possui e as modalidades que ela oferece. O assunto de hoje, bike indoor, é muito comum ser encontrada até mesmo em academias pequenas.
Entre tantas atividades oferecidas pelas academias de ginástica, hoje em dia, as que mais se destacam são aquelas dinâmicas, que proporcionam um alto gasto calórico entrega ao praticante resultados mais eficazes em um curto intervalo de tempo.

Bike In

ACSM’s Health & Fitness Journal

Um estudo realizado pelo ACSM’s Health & Fitness Journal de 2019 revela que as principais tendências nas academias de ginástica são os treinamentos em grupo, de alta intensidade e com uso da tecnologia. Buscando essas características você pode encontrar muitas modalidades em uma academia que traz uma ou outra dessas características, mas em especial, vou te apresentar uma modalidade que consegue mesclar todas elas, e que cada vez mais vem ganhando mais praticantes no cenário fitness. O Bike Indoor atrai muitos praticantes não somente pela sua dinamicidade, ou pelo alto gasto calórico que sua prática proporciona, mas por vários outros fatores, e hoje vou te apresentar 5 motivos para você começar o Bike Indoor.

Pedale em um ambiente controlado

Quem ama pedalar na rua sabe o quão as condições climáticas podem influir no seu desempenho, ou até mesmo fazer com que você deixe de cumprir com sua rotina de treinamento. Se a chuva estiver muito forte pode representar um risco para a sua segurança, e se a temperatura estiver muito elevada pode gerar um desgaste que não estava previsto. Em uma sala de Bike Indoor estes, são problemas que você não irá encontrar, pois a temperatura é controlada de modo que você fique o mais confortável possível e as condições sejam perfeitas para você atingir a sua melhor performance, e chão molhado ficará só por conta do seu suor, mas fique tranquilo que você não correrá risco de quedas, pois a Bicicleta é fixa.

Tenha a tecnologia a seu favor e a favor do seu treino

É fato o quão a tecnologia pode otimizar os resultados do seu treino, e no Bike Indoor não é diferente, a modalidade te oferece diversos recursos para que você possa monitorar o seu treino e o seu desempenho em tempo real, na própria bicicleta você consegue monitorar a sua velocidade, a distância percorrida, o seu gasto calórico a sua carga em tempo real e a média do seu treino. Com esses dados em mãos você têm parâmetros para acompanhar não somente o seu desempenho em tempo real, mas também para acompanhar a sua evolução a cada treino.

Deixe a música fazer parte do seu treino

Muitas pessoas gostam de curtir aquela música, aquele artista durante a prática de exercícios físicos, seja pelo fator motivacional, para se distrair ou na tentativa de se melhorar a performance. No Bike Indoor você encontrará na música uma ferramenta aliada da sua melhor performance, ela conduzirá a cadência das suas pedaladas na bicicleta, a cada momento da aula, de acordo com o percurso realizado a música se encaixará com ele.

Queime calorias como você nunca viu

Se não for o principal, talvez seja um dos principais atrativos de uma sessão de Bike Indoor, o alto gasto calórico que sua prática proporciona. Em uma sessão de aproximadamente 45 minutos, em média, um individual pode gastar entre 400 e 700 calorias, mas esses valores podem ser mais elevados de acordo com o empenho do praticante durante a sessão.

Há também um reflexo imediato na composição corporal do indivíduo, estudos como o Acute physiological response to indoor cycling with and without hydration; case and self-control study de 2013 mostram que em uma sessão de Bike Indoor associado a restrição líquida, pode-se ter a diminuição de aproximadamente 2% do seu peso corporal sem afetar a performance do indivíduo no treino, claro que essa diminuição se dá por conta da desidratação.

Tenha um outro corpo através do Bike Indoor

Transforme de vez o seu corpo, mude seus hábitos, tenha uma rotina saudável e faça do ato de pedalar um caminho para uma vida melhor. O estudo Health Benefits of Indoor Cycling: A Systematic Review de 2019 nos mostra que com 3 meses de prática do Bike Indoor, pode ser eficaz para melhorar a capacidade aeróbica.

A pressão arterial sistólica e diastólica também pode ser reduzida, especialmente após 6 meses de prática, combinando o Bike Indoor com uma dieta balanceada. A combinação de exercícios e dieta também pode ser recomendada para aumentar o HDL (colesterol bom) e reduzir triglicerídeos, colesterol total e LDL (colesterol ruim), além de perder peso sem perder massa muscular.

Se está procurando uma atividade nova para praticar e se apaixonar ou quer aquele físico tão desejado, esta é sua oportunidade, o Bike Indoor irá te ajudar a alcançar os resultados que você sempre quis, saindo da monotonia e te mantendo sempre motivado e em constante evolução de corpo e de mente. Depois destes motivos você não vai deixar de conhecer o Bike Indoor, não é?

Referências

Chavarrias, Manuel & Carlos-Vivas, Jorge & Collado-Mateo, Daniel & Pérez-Gómez, Jorge. (2019). Health Benefits of Indoor Cycling: A Systematic Review. Medicina.

Ramos, Arnulfo & Hernández, Rosa & Wall-Medrano, A & Torres-Durán, P & Juárez-Oropeza, M & Ceballos, J. (2013). Acute physiological response to indoor cycling with and without hydration; case and self-control study. Nutricion hospitalaria.

Thompson, Walter. (2019). WORLDWIDE SURVEY OF FITNESS TRENDS FOR 2020. ACSMʼs Health & Fitness Journal.

Lucas Faria Pereira

Graduado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – 2013
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – 2018