Dores no pescoço e nas costas costumam ser constantes, principalmente para aqueles que ficam em frente ao computador, celular, vendo televisão ou somente jogado no sofá. Como e o que devemos fazer para aliviar dores do dia a dia?

Porque acontece?

Isso normalmente ocorre pelo fato dos músculos estarem sendo sobrecarregador e então ficam tensionados (duros). Para alívio dessa tensão existem alguns “truques” que podemos fazer e ter bons resultados, até mesmo imediatos.

Quais são os truques?

Um deles é o uso de calor no local, bolsa de água quente (atenção para não se queimar) ajuda a aliviar tensões musculares, deixando agir por 20 minutos e podendo repetir de 2 a 4x ao dia. Esse procedimento faz com que o músculo relaxe (amoleca) tirando a tensão.

Outra coisa bem eficaz são os alongamentos, fazê-los por 30 segundos em cada músculo 2x ao dia, é bem eficaz no auxílio das dores diárias.

E os dois juntos, pode?

Pode e deve, os dois juntos, aquecer e logo depois alongar potencializa o resultado.

dores do dia dia
Dor lombar é bem comum.

Mas se mesmo assim as dores não melhorarem ?

Agora, se mesmo assim as dores não aliviarem, o ideal é procurar um especialista e, ver se existe alguma lesão antes que piore ainda mais.

Dica extra para aliviar as dores…

Existe mais uma coisa que auxilia muito nas dores diárias, são exercícios de estabilização, eles não são os mais agradáveis de serem praticados, porém podem ser feitos em curto espaço de tempo e mantém a estrutura fortalecida, evitando assim dores e tendo ganho na qualidade de vida.

Concluindo…

Realize o calor e alongamento, pode precisar de alguns dias para que o resultado apareça. Tenha paciência e mantenha. Passando de 2 semanas ai sim talvez seja necessário procurar um especialista. Mas se os resultados apareceram, faça depois constantemente e as dores te deixaram em paz, ou pelo menos ocorrerá um grande alívio.

Liz Esposti Toraldo
Educadora Física (CREF 021840-GMG) e Fisioterapeuta (CREFITO 266888-F)
Cursando Osteopata; especializada em reabilitação, alívio da dor