Hoje, vou falar tudo sobre pilates ! Esse método de treinamento chamado pilates é praticado por milhões de pessoas, mais realmente sabemos da importância dessa modalidade? Como deve ser as orientações? Quem pode praticar?

Com todas essa pequenas dúvidas, vou explicar, em poucas palavras o que é Pilates, seus princípios e o público alvo para essa prática.

Pilates na Dynamo
Pilates na Dynamo

A princípio, o criador da modalidade foi Joseph Pilates, há mais de 80 anos, com intuito de buscar o controle da mente sobre o corpo, obtendo do movimento, mais qualidade do que quantidade, trazendo com isso, mais resultados e menos lesões. Para isso, ele criou seis princípios para serem dominados:

Seis princípios para serem dominados

– Respiração: uns dos primeiros princípios para ser dominado. No momento do movimento, ao realizando maior força, você expira, e na menor força, você inspira.

Centro: conhecido também como power house (centro de força), onde realiza a ativação de todo o conjunto abdominal (responsável pela sustentação da coluna e dos órgãos internos), com intuito de otimizar o movimento e proteção da região lombar.
Concentração: No momento da realização do movimento, o praticante ter a consciência de não focar apenas no músculo que tá sendo ativado, mais sim em todo o conjunto de musculatura que é acionado, sabendo se corrigir, quando necessário.
Controle: é o momento de domínio do praticante sobre o corpo, atingindo qualidade do movimento.
Precisão: já é algo que se adquire com o tempo, com o domínio dos outros princípios. É um princípio eficaz para ter uma qualidade de movimento.
Fluidez: uns dos mais difíceis de se alcançar. Por exemplo, a pessoa deve executar o movimento de uma forma harmônica e coordenada, sem movimento bruscos e sem interrupção.
O Pilates proporciona diversos benefícios, como o aumento da força, promove bem-estar, equilíbrio, coordenação e flexibilidade, melhora do condicionamento físico, melhora da postura, alivio de dores musculares, previne lesão , em conclusão é recomendado para todas as idades!
Espero ter respondido as principais duvidas de vocês!
E um último conselho: Pratique Pilates!
Abraço.

Deu 314 palavras.