Quem de nós nunca sentiu ou conhece alguém que já tenha tido dor lombar? Lombalgia, a tão temida dor lombar que aterroriza diversas pessoas pelo mundo.
Sempre achamos que foi um mau jeito ao pegar algo pesado, pela noite mal dormida, etc. Só que o fato é que quase nunca damos a atenção necessária ao problema, fazendo com que muitas vezes esse problema se agrave.

Segundo dados da ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAUDE (OMS), cerca de 80% da população irá se queixar de dor lombar pelo menos uma vez na vida. A lombalgia é uma das maiores causas de afastamento do trabalho de acordo com dados do INSS. Inacreditavelmente são quase 90 mil casos de afastamentos por conta de dores nas costas.

Essa enfermidade tem liderado o ranking das doenças mais frequentes entre o auxílio-doença nos últimos dez anos. Só que a lombalgia pode ser aguda ou crônica. Por isso, alguns fatores como a prática de atividade física irregular, sobrepeso corporal e má postura, contribuem para o agravamento dessa patologia.

Lombalgia
Alongamento e Yoga

Pessoas com mais idade geralmente apresentam o quadro crônico da doença. Já os mais jovens normalmente são acometidos pelo quadro agudo que pode ser causado por uma inflamação, após ter realizado algum tipo de esforço físico.

Crônica ou não, devemos sempre procurar por um especialista ao menor sinal de dor para que o tratamento seja feito logo no inicio e não agrave mais o problema.

Melhora na qualidade de vida

Manter alguns hábitos saudáveis em sua rotina diária como uma boa alimentação, pratica regular de exercícios físicos, evitar adotar posturas ruins pode garantir uma melhora na qualidade de vida.

Atividades, como por exemplo, Pilates, Alongamento e Yoga (que você encontra aqui na DYNAMO FITNESS CENTER), podem te ajudar a cuidar e prevenir mais da saúde da sua coluna lombar, fazendo com que você não faça parte dessas estatísticas.