O números de brasileiros que estão sedentários vem aumentando cada vez mais. Um dos motivos é porque muita gente nem sabe os benefícios que a prática do exercício físico regular pode trazer à saúde. Portanto, se você está nesse grupo do sedentarismo, é a hora de levantar do sofá e começar a cuidar de você!

Para iniciar, recomendamos atividades prazerosas e com frequência de duas a três vezes por semana, afinal, para quem estava parado isso já está ótimo. Mas não se assuste se depois de algumas semanas você ficar mais animado com o seu aumento de disposição, seja caminhando, correndo, fazendo musculação, bike indoor ou fazendo qualquer tipo de modalidade. Porque isso é normal!

Tire todas suas dúvidas sobre musculação.

Por exemplo, a prática regular da caminhada ou corrida, intercalada com atividades mais calmas como yoga, pode trazer diversos benefícios à saúde. Independente da idade e biotipo, todos podem dar o primeiro passo agora e colher benefícios em pouco tempo. E nunca é tarde para começar também – afirmou o educador físico Gema Ferraz

motivos para você sair do sedentarismo
Escolha a modalidade que você mais goste.

Veja também:
Por que nossa qualidade de vida pode oscilar tanto?

Confira alguns 6 benefícios que o exercício pode promover para quem sair do sedentarismo.

Ajuda no controle do peso corporal
Muitos começam a se exercitar para emagrecer, e o exercício físico vem acompanhado de práticas mais saudáveis de alimentação.

Eleva a autoestima
Com o exercício você passa a sentir os efeitos psicológicos positivos dos exercícios físicos, como aumento da autoestima e mudança da autoimagem.

Melhora do condicionamento físico
Você vai sentir seu corpo mais rígido. Você conseguirá caminhar ou até mesmo correr por mais tempo. Ganhar condicionamento físico é um exercício de persistência. Portanto, vá com calma nesse começo e procure orientação!

Aumenta a força muscular
Fortalecer os músculos é importante no tratamento, prevenção e recuperação de lesões. Se você tem como objetivo o ganho de força, melhor postura ou até mesmo o emagrecimento, fazer exercícios de musculação, por exemplo, também pode ser uma ótima ideia.

Melhora o humor
O exercício físico tem papel fundamental na saúde mental. Porque os treinos aeróbicos promovem uma ação antidepressiva e melhorar o nosso humor, felicidade e entusiasmo!

Melhora o sistema cardiorrespiratório
O importante é começar devagar para condicionar o sistema cardiorrespiratório e depois aumentar aos poucos a velocidade e o tempo de prática da modalidade que deseja fazer. Seja persistente!

Depois de todas essas dicas, só depende de você para sair do sedentarismo !!!