O exercício de força, popularmente conhecido como musculação, é um dos principais tipos para promover ganho de massa muscular. Ganhar volume muscular de forma inteligente é fácil! E uma alimentação adequada pode potencializar seus efeitos. Entretanto, é importante ressaltar que o exercício deve ser muito bem orientado e executado para que a dieta de fato repercuta no aumento do volume dos músculos.

Volume Muscular

Aumentar o volume muscular requer maior consumo de proteína. Proteína é um alimento importante, inclusive para mais Inteligência, porque contém Triptofano (aminoácido, utilizado na biossíntese de proteínas). Entretanto, são os músculos os maiores beneficiados.

Grande parte dos artigos que lemos destacam a importância e vantagens da proteína para o organismo humano, as quais, incansavelmente devemos reforçar. Pois, são estas moléculas de proteínas, as responsáveis para auxiliar:

  • No crescimento de tecidos;
  • Na manutenção das fibras musculares;
  • Melhorar a secreção de enzimas;
  • Ampliar a síntese de hormônios e de anticorpos;
  • Repor perdas energéticas;
  • Transportar elementos importantes para o interior das células;
  • Prover saciedade;

Para aumentar o volume muscular, suprir nova demanda de proteína, conseqüência do aumento das atividades físicas e treino, exige uma decisão inteligente. Seguir, à risca uma dieta com melhor nível proteico.

Fontes como o American College of Sports Medicine – ACSM, recomendam entre 1,2g e 1,6g por quilo de peso corporal, diariamente.

Entretanto, a Internacional Society of Sports Nutrition – ISSN, em suas pesquisas, afirma que, para quem se exercita, considerando a freqüência e intenção, essa demanda pode chegar em até 2g por quilo corporal dia.

    Boas fontes de proteínas são:
  • Carnes em geral, mas as brancas em especial;
  • Peixes diversos (salmão, atum,sardinha);
  • Ovos;
  • Leite, queijos, cottage e suíço;
  • Grão de bico, ervilhas, feijão branco, lentilha, amendoim, castanha do Pará;
  • Suplementos inteligentes como Whey Protein.

Portanto, um treino voltado para o ganho de massa muscular se faz necessário ter orientações de profissionais capacitados na área de Educação física em conjunto com um nutricionista, para assim, alinhar o que consumir e quais quantidades adequadas de proteínas ao longo do dia de acordo com suas necessidades.

Thaís Bonsanto Silva Guarize, tem 31 anos, sou licenciada em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, com especialização em Educação Infantil. Cursando o último período do Bacharel em Educação Física (término Dezembro 2020), e pós graduando em Nutrição na Prática Esportiva, prazo de conclusão Junho 2021.