A musculação é, sem dúvida, uma das modalidades mais procuradas e praticadas em todo o mundo. Ela combina vários exercícios e proporciona diversas vantagens físicas, pensando na saúde e também estética. Mas será que ela também ajuda no emagrecimento? É isso que vamos descobrir neste texto. Vamos lá?

 

Como funciona a musculação?

Antes de tudo, vamos entender um pouco mais sobre a musculação. Ela é uma modalidade de treinamento de força, que utiliza pesos, e pode ser personalizada, dividindo-a em treinos curtos, médios e longos.

Pode incluir, também, exercícios de intensidade elevada, além de repetições. E consideramos que seus principais objetivos são o aumento do tônus muscular, qualidade de vida e da potência física.

Atenção! Não confunda musculação com fisiculturismo ou levantamento de peso. Essas são modalidades esportivas, já a musculação é uma modalidade de exercícios.

 

Fazer musculação emagrece?

Estamos acostumados a ouvir que somente os exercícios aeróbicos emagrecem, por proporcionarem um alto gasto calórico. Mas, se pararmos para pensar, praticamente todas as atividades físicas realizadas com frequência, e combinadas à alimentação saudável, podem, sim, ajudar a queimar calorias e, consequentemente, auxiliar no emagrecimento. Isso também inclui a musculação!

Os exercícios com peso contribuem para a queima dessas calorias e, ao mesmo tempo, com o ganho e a estabilização da massa muscular, evitando a estagnação da perda de peso e combatendo o efeito sanfona.

 

Confira outros benefícios da modalidade

Já concluímos que a musculação ajuda no emagrecimento, mas a modalidade também proporciona outros benefícios, como: prevenção da osteoporose e da diabetes, melhoria na postura, flexibilidade e no condicionamento respiratório, combate à hipertensão e aos problemas emocionais, além de definiros músculos e modelar o corpo.

Na Dynamo, as atividades de musculação são realizadas em um espaço diferenciado, com uma grande parte para fazer exercícios ao ar livre e sempre com a orientação de professores. Se interessou? Fale conosco e faça uma aula experimental. Estamos te esperando!